Os mapas de texturas podem trazer um pouco de confusão para artistas iniciantes nos dias de hoje, principalmente devido a grande quantidade de opções disponíveis atualmente. Por exemplo, os mapas chamados de Diffuse sozinhos já não são suficientes para representar de maneira satisfatória as superfícies dos modelos 3d, sem a adição de um mapa normal ou displacement. É preciso adicionar novas camadas e informações nos materiais para conseguir atingir resultados realistas. O problema nesse caso é que na maioria das vezes só temos acesso ao mapa do tipo Diffuse e precisamos gerar os outros canais dos materiais, ou aproveitando softwares especializados ou então recorrer as bibliotecas que já oferecem esse tipo de conteúdo.

Você já teve acesso a um pacote completo de texturas? Caso você queira fazer o download gratuito de texturas representando cascalho, pode conferir o trabalho do artista Zeljko Mihajlovic que compartilhou cinco mapas diferentes dessa superfície. As texturas são perfeitas para ambientes externos seja no contexto da representação de jogos digitais, ou então na visualização para arquitetura.

Download gratuito de texturas

Além de oferecer uma série de mapas para fins de teste, você também tem a vantagem desses mapas serem todos do tipo seamless e prontos para configuração e distribuição do conteúdo com base em processos de tiling, em que as imagens são distribuídas sobre as superfícies por meio de matrizes. Assim é possível fazer a distribuição das imagens por superfícies das mais diversas.

Usando texturas para renderização

Você ainda não faz idéia de como usar esse material em softwares 3d? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir as maneiras de aplicar essas texturas nos mais variados contextos:

Esses cursos apresentam as ferramentas e meios necessários para que você possa aplicar as imagens em superfícies 3d, seja para fins de visualização apenas ou então configurando as texturas em ambientes interativos como jogos.