Um dos recursos que você pode usar em seus projetos para tentar otimizar a criação de objetos 3d seja em ambientes de jogos ou então animações são as texturas. Sempre recomendo o uso de texturas o lugar de modelos 3d completos quando for possível pela facilidade em manipular as cenas, e principalmente pelo fato de que você acaba tendo resultados visuais muito melhores com texturas. Mas, algumas situações envolvem o uso de superfícies com pequenos detalhes e que demandam texturas especiais chamados de mapas normais. É muito mais fácil encontrar texturas que alteram apenas a cor das superfícies (canal diffuse). Como podemos gerar os mapas normais para esse tipo de superfície?

Existem diversos softwares especializados em converter mapas normais e já divulguei diversos deles aqui no site, e hoje faço a recomendação de um serviço online chamado SmartNormap. Com esse site você pode gerar mapas normais usando o web site deles com base nas texturas que alteram apenas a cor. A imagem a seguir é um exemplo de mapa normal que foi gerado usando nada mais do que uma textura de tijolos.

bricks_500px

As vantagens em usar o SmartNormap para gerar mapas normais é que você pode aproveitar a ferramenta deles sem a necessidade de instalar nada no seu computador, pois tudo é feito na web. Outra vantagem bem evidente é o fato do sistema ser gratuito. Existem opções para alterar a maneira com os mapas são gerados, e apesar de serem simples é possível fazer variações.

Se você sempre procurava usar os mapas normais no seu cotidiano e nunca teve a oportunidade de aproveitar realmente esse tipo de recurso, aproveite o sistema para começar a adicionar relevos em seus projetos criados no Blender, Unity, 3dsmax, Unreal ou qualquer software que suporte mapas normais. Com a combinação de mapas normais e texturas modificando as cores dos objetos, você terá muito mais flexibilidade na modelagem 3d.

Já mencionei que ele é gratuito?

Usando mapas normais

Para quem nunca uso ou sabe o que são mapas normais, recomendo fazer uma visita ao EAD – Allan Brito para conhecer os seguintes cursos que podem ser de grande ajuda: