Um dos assuntos que sempre trago para o blog é o uso de técnicas para representar ambientes, principalmente os que simulam de alguma forma vegetação e cenários naturais. A criação de vegetação é sempre um problema quando estamos tentando fazer simulações realistas. Se você quer aproveitar um recurso muito interessante que foi compartilhado no BlendSwap nos últimos dias, por um artista chamado piopis, recomendo visitar esse endereço para copiar uma biblioteca de árvores e grama em 3d para o Blender. O material é próprio para o Blender e está compartilhado com licença Creative Commons Zero. Isso significa que você pode usar para qualquer fim, inclusive comercial, sem precisar mencionar o autor.

download_gratuito_arvores_500px

Esse tipo de recurso é de grande ajuda em projetos de animação, pois permite aos artistas 3d trabalhar com modelos 3d reais em situações que exigem o movimento da câmera. Por exemplo, uma sequência de movimento em que você precisa fazer a câmera se deslocar em cenários, apresentando o ambiente em planos mais abertos. O uso de texturas aplicadas em planos apenas pode não ajudar nesse sentido, pois a natureza bidimensional desses objetos ficaria clara na situação com o deslocamento do ponto de vista.

Mas, apesar de ser uma das melhores soluções visuais o uso de modelos 3d como esses em projetos acaba adicionando uma grande carga computacional também. O resultado é que o tempo de render das cenas acaba subindo drasticamente. Você precisa avaliar e testar o resultado da aplicação desses objetos nos seus projetos para verificar se compensa adicionar todos esses dados no projeto.

Outra situação em que você pode fazer uso desse recurso é na criação d imagens estáticas como acontece com frequência em projetos de visualização para arquitetura. Esse tipo de biblioteca de árvores e grama em 3d adicionada em qualquer cena ajuda muito na volumetria do projeto.

Usando a biblioteca de árvores e grama em 3d

Para aproveitar com mais eficiência essas árvores em projetos no Blender, você pode conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que ajudam a entender a aplicação de modelos 3d como bibliotecas externas nos seus projetos: