A produção de um curta-metragem de qualquer natureza envolve muito esforço e planejamento por parte das equipes envolvidas no projeto, seja o produtor ou diretor. Quando tudo é feito por apenas um artista a coisa fica ainda mais complicada. Sempre que tenho a oportunidade compartilho alguns curtas que considero interessantes do ponto de vista técnico ou artístico, mas dessa vez é uma mistura desses dois temas em conjunto com uma temática que está em alta nesse momento. Um curta-metragem com a temática voltada para Star Wars.

Sim, você que acabou de assistir ao último filme da franquia e está empolgado novamente com o universo, pode encontrar mais um pouco de Star Wars no curs chamado Kara. O curta é obra do diretor Joel Sill e mostra o universo de Star Wars em cenários familiares, e evidentemente sem os atores e personagens da linha temporal principal.

O projeto pode ser conferido de maneira gratuita no Vimeo:

Como não poderia deixar de abordar a parte técnica relacionada com a produção, encontrei um artigo em que o diretor passa alguns detalhes relacionados a maneira com que foram gravadas as cenas e principalmente os efeitos. Um dos pontos que levou mais tempo para finalizar no projeto foram os efeitos visuais, que acabaram adiando o lançamento do curta em algumas semanas. Depois de apresentar o curta para algumas pessoas, as mesmas acharam que as animações não tinham a mesma dinâmica do filme e até encontraram diversos problemas com o projeto.

O que devemos levar em consideração aqui é o fato do curta-metragem ser de baixo orçamento e principalmente voltado a realização de um sonho do diretor, que é fã de Star Wars. Dentro do orçamento do projeto estavam os deslocamentos para locações reais, equipamentos e aluguel de estúdios para gravação de cenas em fundo verde.

Você tem um projeto como esse? Use os exemplos apresentados no blog como inspiração para realizar os seus projetos pessoais de produção relacionada com animação, vídeo, jogos ou arquitetura. Basta começar a planejar para produzir.

Animação e vídeo

Um bom ponto de partida para quem não conhece ou entende da produção de animação e vídeo, são os cursos do EAD – Allan Brito. Esses são alguns dos cursos que você pode realizar para aprender a trabalhar com animação e vídeo: