Um dos pontos que merece atenção de qualquer artista 3d ao longo da criação de uma cena é o posicionamento e alinhamento de objetos 3d. Quando uma cena é criada em 3d o processo pode envolver a modelagem de objetos em estágio ou mesmo a utilização de bibliotecas externas. Quando esses modelos 3d são integrados aos nossos projetos é necessário fazer diversos ajustes relacionados com transformações para adequar tanto a escala como o posicionamento desses objetos. A grande maioria dos artistas acaba fazendo isso de maneira manual e leva alguns preciosos minutos em cada objeto importado tentando ajustar posição, escala e rotação.

Ainda lembro de um comando do AutoCAD chamado de Align que servia exatamente para esse tipo de tarefa. Com o Align era possível informar pontos para o software e pedir que ele fizesse o alinhamento do objeto 3d de maneira automática, o que ajudava muito no processo! Já pensou usar alguma coisa parecida com uma suíte 3d? É exatamente essa a proposta de um pequeno script gratuito para o 3ds max chamado de 3-point-align.

Alinhar objetos no 3ds max

Com o uso desse script desenvolvido pelo artista Martin Breidt você consegue trabalhar com o alinhamento de objetos tridimensionais, usando processos bem semelhantes ao que mencionei no AutoCAD. Quer saber como ele funciona? O vídeo a seguir mostra o script em ação:

O vídeo está em inglês, mas o funcionamento do script que permite alinhar objetos no 3ds max é bem simples! Você precisa apenas determinar as opções corretas no menu, e usar o painel de controle para informar os pontos de referência para a transformação do objeto, e o seu trabalho ficará mais simples com a possibilidade de alinhar objetos no 3ds max de maneira mais rápida.

Para fazer o download do script que permite alinhar objetos no 3ds max visite esse endereço.

Modelagem 3d no ads max

Tem interesse em aprender a trabalhar com o 3ds max? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a ferramenta de criação 3d mais conhecida do mercado:

Aproveite que o curso básico é totalmente gratuito.