Uma boa coleção de móveis e objetos pode ser a diferença que faltava no desenvolvimento daqueles projetos complexos, em que você simplesmente não tem tempo disponível para conseguir criar ao mesmo todos os aspectos necessários para representação. Quando um cliente exige que você use determinados tipos de móveis a coisa pode ficar bem complicada para os artistas envolvidos, pois será necessário encontrar tempo para criar esse móvel ou então localizar uma biblioteca que ofereca esse tipo de recurso. Sempre recomendo para os meus alunos a criação de uma coleção particular de objetos 3d e 2d para esse tipo de propósito, pois nunca se sabe quando ela será útil.

Caso você esteja montando a sua biblioteca de móveis e objetos, recomendo visitar o site do estúdio Suéco Swedese. Eles compartilharam uma coleção muito interessante de cadeiras contemporâneas em 3d. Todos os arquivos podem ser copiados diretamente do web site deles e possuem opções tanto para de cadeiras 3d e 2d. Isso significa que o conteúdo será útil para pessoas que precisem trabalhar com desenho técnico em softwares de CAD, e também para os artistas interessados em gerar ambientes tridimensionais.

cadeiras_square_500px

O único ponto negativo desses arquivos, se é que isso pode ser considerado negativo, é a disponibilidade de todo o conteúdo apenas no formato DWG. Esse é o formato nativo do AutoCAD e pode ser bem complicado para artistas e usuários que não tenham o software fazer a conversão do conteúdo. O ideal mesmo seria possuir versões múltiplias de arquivos, e principalmente oferecer o universalmente aceito DXF. Mas, como sempre existe solução para esse tipo de problema você pode fazer um pequeno procedimento para converter os arquivos de maneira gratuita.

Com o aplicativo online do AutoCAD, que tem um plano gratuito, você pode fazer o upload dos arquivos no formato DWG e converter os mesmos para DXF. Assim será possível aproveitar o conteúdo em softwares que não são amigáveis ao formato DWG, e como praticamente todos conseguem importar DXF a biblioteca fica muito mais útil.

Aproveite e aumente a sua biblioteca de móveis com essas cadeiras 3d!

Aprenda a usar móveis e objetos da biblioteca

Ainda não sabe trabalhar com softwares 2d e 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem, render e desenho que podem ajudar você: