Um dos recursos mais usados em projetos de visualização são os mapas HDR que ajudam de maneira significativa na iluminação de ambientes, pois adicionam a luz difusa necessária para gerar o efeito realista necessário em projetos. Esse é um dos segredos para renderizar projetos com o Blender Cycles, e uma boa parte das imagens que encontramos na web relacionadas com arquitetura, animação ou ambientes faz uso de alguma forma de imagens HDR aplicadas no ambiente. Um dos desafios que os artistas 3d enfrentam é encontrar esse tipo de recurso de maneira gratuita. A maioria dos mapas tem limitações de tamanho, e acabam não ajudando muito.

Você gostaria de fazer o download de cinco mapas em altíssima resolução? E quando falo resolução alta é algo como 16.000 por 8.000 pixels? Esse é o tamanho dos mapas que estão sendo oferecidos pelo artista gregzaal nos fóruns Blenderartists. Esse compartilhamento dos arquivos faz parte da campanha de lançamento desses mapas em um site comercial, mas esses cinco arquivos são totalmente gratuitos. Eles estão disponíveis naquele site que já apareceu aqui no blog, chamado de Gumroad, em que você pode fazer uma doação para o artista. Quer fazer o download gratuito? Basta colocar zero como valor.

É realmente necessário usar mapas grandes dessa forma? Sim! Quanto maior for o mapa HDR usado, mais menores são as chances de você ter problemas relacionados com a distorção das imagens e reflexões geradas pelo mapa. Com imagens pequenas demais, você corre o risco de ter material de baixa qualidade renderizado para o seu projeto.

Aproveite e adicione esses mapas HDR em alta resolução na sua coleção, para usar em renderizações realistas, especialmente no Blender Cycles.

Usando mapas HDR em alta resolução

Ficou interessado em usar esse tipo de recurso nos seus projetos de renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com renderização que ajudam na aplicação desses mapas em projetos: