O rigging de personagens é um processo que envolve diversos passos de qualquer artista e um bom nível de conhecimento por parte do software usado, e também a biodinâmica do personagem desejado. Por exemplo, os personagens bípedes humanóides são fáceis de criar pois além da familiaridade, a quantidade de material de referencia existente é muito grande. Para situações em que a estrutura do personagem é diferente, a parte de pesquisa precisa ser bem desenvolvida para realizar testes e avaliar a solução. Nesse contexto existem também ferramentas especializadas em rigging que tornam o processo completo muito simples!

Você já ouviu falar do CAT? Esse acrônimo significa character animation toolkit e o mesmo foi incorporado ao 3ds max depois que a Autodesk adquiriu o software alguns anos atrás. Hoje ele faz parte integrante do 3ds max, e você pode aproveitar uma infinidade de facilidades em rigging adotando a ferramenta. Ainda não sabe usar o CAT? Quer aprender rigging de personagens com CAT?

rigging de personagens com CAT

No EAD – Allan Brito agora você encontra o curso sobre rigging de personagens com CAT no 3ds max que explica a ferramenta de forma a criar qualquer tipo de rigging! No próprio CAT você encontra diversos modelos prontos de personagens, mas o real poder da ferramenta reside na sua flexibilidade em criar qualquer tipo de estrutura para personagens. Isso é apresentado inclusive já na segunda aula do curso.

Mas, a criação de tipos diferentes de riggings não é a única vantagem do CAT. Com o software você tem facilidades relacionadas também em animação como as camadas. O curso é voltado para pessoas que gostariam de conhecer rigging de personagens com CAT mas não tiveram nenhuma experiência nesse sentido. Os benefícios são o ganho em velocidade e produtividade em animação, mesmo que você já tenha experiência com os bones tradicionais do 3ds max.

Aqui está a lista de aulas:

  • Aula 01 – Entendendo rigging com o CAT
  • Aula 02 – Criando rigs com o CAT no 3dsmax
  • Aula 03 – Opções de configuração de rigs no CAT
  • Aula 04 – Simulando músculos no CAT
  • Aula 05 – Usando camadas de animação
  • Aula 06 – Controles de animação no CAT
  • Aula 07 – Usando o CATMotion

Caso queira saber mais sobre o curso, visite a página dele no EAD – Allan Brito e comece hoje mesmo a fazer rigging de personagens com CAT.

Aprenda mais sobre rigging de personagens com CAT

Tem interesse em aprender ainda mais sobre rigging de personagens ou animação? Recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para ampliar ainda mais seus conhecimentos na área: