A facilidade com que podemos trabalhar com desenvolvimento de jogos nos dias de hoje é ao mesmo tempo impressionante e assustadora. Apenas alguns anos atrás esse era um campo caro de investir e que exigia o uso de pacotes de desenvolvimento restritos, mas com o advento de engines como o Unity e Unreal as coisas ficam bem acessíveis do ponto de vista dos usuários. É por isso, que muitas pessoas procuram aprender essas ferramentas como forma de desenvolver seus projetos pessoais e colocar em prática os conhecimentos necessários para produzir jogos.

Foi exatamente isso que o desenvolvedor independente chamado ZeroFolio fez e compartilhou o resultado nos fóruns de usuários do Unity. Ele tinha um objetivo bem inusitado, que era de converter o clássico Super Mario Bros em um jogo 3d. Mas, você pode estar pensando que já foram criadas versões em 3d desse jogos em títulos como Super Mario Galaxy. A abordagem o desenvolvedor foi diferente, e ele imaginou a plataforma em 3d com o personagem se deslocando em algo muito próximo de uma linha reta.

Super Mario Bros

O projeto como um todo foi criado usando apenas o Unity e ficou muito bom! Infelizmente não existem vídeos de demonstração. Quer algo melhor do que o vídeo? Que tal fazer o download do jogo? Ao visitar o endereço do fórum você tem acesso ao arquivo do jogo! Sim, é possível fazer o download gratuito do Super Mario Bros em 3D.

É uma versão alternativa do jogo, mas para as pessoas que possuem projetos semelhantes de desenvolvimento o material pode servir de inspiração para desenvolver seus próprios projetos. Esse é um exemplo do poder que os usuários e desenvolvedores possuem nos dias de hoje para criar versões de jogos clássicos, usando tecnologia 3d de ponta.

Já mencionei que é gratuito?

Aprendendo desenvolvimento de jogos

Ficou interessado em desenvolver seus conhecimentos relacionados com produção de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que podem ajudar você nesse sentido: