Uma boa coleção de modelos 3d relacionados com objetos de design, sempre é uma boa saída para projetos relacionados com visualização. Você pode estar trabalhando em um projeto que precise de muitos objetos, e sem nenhuma especificação do cliente. A melhor solução é adicionar objetos de design na cena para atribuir escala e também contexto.

Na semana passada encontrei um exemplo de cadeira gratuita que pode ser uma excelente adição para qualquer coleção. Estou falando da Cadeira Eiffel Wooden que é uma variação da Eames Eiffel chair que é originalmente feita de plástico e metal. Já a outra versão é composta por madeira e plástico.

Download de objetos de design

Essa pequena diferença nos materiais faz o preço da “alternativa” com madeira cair mais do que a metade, se formos considerar o objeto físico. Mas, você pode fazer o download da versão digital pronta para uso no Blender Cycles e modificar os materiais, caso deseje! Basta abrir o arquivo e modificar suas configurações.

Objetos de design

A cadeira está disponível para download no BlendSwap e faz parte de uma extensa lista de objetos de design que podem ser copiadas do site. Você pode copiar o material, abrir no Blender e alterar os materiais para ajustar a forma ao seu projeto.

Mas, e quem não possui o Blender? Nesse caso você tem duas alternativas, sendo a primeira abrir o arquivo no próprio Blender e exportar o arquivo. A outra opção é recorrer aos arquivos nativos que estão disponíveis para download, diretamente do website da Herman Miller que é um dos fabricantes da cadeira.

Nesse local você encontra a cadeira em formatos como DWG e outros para download, que são úteis para uso em softwares da Autodesk. Em todas as outras opções você pode recorrer ao BlendSwap.

Aprendendo mais sobre edição com o Blender

Quer aprender mais sobre edição, modelagem e render com o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que podem ajudar você: