Os mundos virtuais compartilham uma necessidade comum entre eles, seja um jogo ou ambiente externo para filmes ou arquitetura. A grande maioria desses projetos precisa de um Skybox que seria algo semelhante plano de fundo do cenário. Então temos os cenários para jogos digitais que é formado pelo Skybox, sendo composto pelo céu e todo o plano de fundo.

As técnicas existentes para criar esse tipo de ambiente são as mais variadas, mas existem softwares e ferramentas especializadas para esse contexto. Entre as listas de ferramentas especializadas encontramos o Terragen e o Vue. Os dois softwares são especializados na criação de ambientes externos para os mais variados contextos, seja em jogos ou cinema.

Cenários para jogos digitais – Halo 5

Quer um exemplo da aplicação desse tipo de técnica em jogos recentes? O que acha do Halo 5? O artista digital Mukul Soman que hoje trabalha para a Warner Bros compartilhou alguns dos seus trabalhos e técnicas, ainda da época em que colaborava com a 343 Industries no desenvolvimento do Halo 5.

A sua responsabilidade ao longo do tempo em que trabalhou no projeto foi criar os planos de fundo alienígenas, que fazem parte dos diversos cenários do jogo. Portanto, se você acaba aproveitando o jogo na sua plenitude, saiba que o plano de fundo foi criado pelo artista. A história foi compartilhada no 80 Level, que é um portal especializado no desenvolvimento de jogos.

cenários para jogos digitais

Para quem pretende estudar ou desenvolver cenários para jogos digitais, essa é uma oportunidade de conhecer as técnicas e procedimentos usados pelo artista. O mais interessante é que as ferramentas usadas são bem acessíveis, principalmente o Terragen. O software possui até mesmo uma versão gratuita, que apresenta todos os recursos mas limitações no tamanho do render.

É uma oportunidade para dar início na criação dos seus primeiros cenários para jogos digitais! Um bom cenário é apenas a primeira parte do desenvolvimento do ambiente como um todo, mas sem ele o seu projeto já começa desfalcado.

Aprendendo a criar cenários para jogos digitais

Quer aprender a criar cenários para jogos ou mesmo o jogo por completo? Nos seguintes cursos do EAD – Allan Brito você aprende a usar ferramentas como Unity, Unreal e Blender para criação de jogos digitais: