A quantidade de engines especializadas em jogos nos dias de hoje é impressionante, e seria bem complicado de tentar aprender todas. Apenas alguns anos atrás o processo de criação relacionado com jogos necessitava de pacotes de desenvolvimento inacessíveis, seja pelo custo ou mesmo dificuldades técnicas. Era muito complicado ou caro trabalhar com desenvolvimento de jogos.

Com as opções disponíveis hoje em dia, você pode em algumas horas começar a fazer seus próprios jogos. Essa semana mais uma dessas opções se renovou, e surpreendeu a todos pelo seu modelo de negócios. A CryEngine é uma das plataformas mais avançadas em termos de visualização.

Agora o modelo de aquisição da CryEngine funciona assim, você escolhe o quanto quer pagar. Lembra daquele comercial de uma empresa de varejo? “Quanto você quer pagar?” É exatamente assim que funciona agora. Existe até mesmo uma opção com zero dólares. Sim, você pode escolher não pagar absolutamente nada pelo software para fazer desenvolvimento de jogos com a CryEngine.

Desenvolvimento de jogos

Como eles ganham dinheiro? Preciso pagar royalties como na Unreal Engine? Não, os seus jogos não são taxados. O modelo de negócios deles agora é baseado na comercialização de assinaturas para produtores de jogos. A aquisição da engine no site é apenas o primeiro passo. Você pode assinar um pacote de suporte básico ou corporativo, para ter respostas para dúvidas em um fórum exclusivo e outros benefícios.

O que você deve estar se perguntando agora é: vale a pena? Sim, para quem pretende vender muito em termos de faturamento o fato de não existir cobrança em royalties é bem interessante. Vale o investimento? Se você está começando, ainda acho que a plataforma não é amigável para pequenos projetos. Um dos grandes pontos negativos é a falta de suporte para dispositivos móveis! Já pensou não poder publicar para jogos para smartphones?

Como tecnologia, a CryEngine é uma das mais avançadas e refinadas do ponto de vista visual. É uma das ferramentas mais avançadas do mercado, mas não tenho certeza se fará muitos desenvolvedores migrarem do Unity ou Unreal.

Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos

Ficou interessado em desenvolver jogos digitais? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito e conhecer os seguintes cursos sobre produção de jogos: