A cada nova versão do Unity vemos uma grande evolução em termos de recursos e capacidades de visualização. Isso acaba ajudando a Engine a se consolidar como opção viável para não somente jogos, mas também como plataforma para animação 3D. Você sabia que hoje é possível criar animação com Unity e também diversas outras engines para jogos?

Essas animações produzidas com engines de jogos são mais rápidas de finalizar, pois na sua maioria evitam a necessidade de longos renders. Quem já tentou produzir uma animação sabe que um dos grandes desafios do processo é a renderização, que dependendo da qualidade e peso pode demandar muito tempo e dinheiro.

A necessidade de investimento financeiro é necessária para montar a infra-estrutura do render, usando computadores dedicados. Quem não investe nesse tipo de recurso, acaba vendo o projeto nunca chegar ao fim. As engines de jogos aplicadas em animação acabam evitando isso, aproveitando a capacidade de renderizar os vídeos.

Na game developers conference que aconteceu em São Francisco alguns dias atrás, a Unity apresentou a primeira parte de uma animação chamada Adam – Part 1. A animação apesar de ser curta, mostra o poder do software na construção e apresentação de animações. Você fica até mesmo em duvida de acreditar que esse tipo de animação foi criada usando tecnologia de jogos.

A princípio pode até mesmo parecer mais trabalhoso de criar animações assim, mas o ganho na finalização é impressionante! Basta montar a estrutura do projeto de você terá a animação finalizada. A única coisa que você precisa ainda é de uma poderosa placa de vídeo, capaz de apresentar os efeitos de iluminação e texturas em alta resolução. Caso contrário, o uso da Engine não será benéfico e com o Unity não é diferente.

Animação com Unity

Quer produzir animação com Unity? Você pode usar a versão gratuita do Unity para isso, mas a placa de vídeo usada na reprodução da animação será determinante na qualidade final do projeto.

Animação com Unity e jogos

Ainda não faz ideia de como usar o Unity para criar jogos e animações? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que podem ajudar você a começar seu projeto: