As chamadas referências de modelagem são um excelente ponto de partida para qualquer iniciativa de criação em 3D. Se você pretende começar a modelar personagens, objetos ou qualquer coisa em 3D você precisa de referências. As referências de modelagem podem aparecer como fotografias ou então desenhos conceituais, que podem ser criados especificamente para esse propósito.

As imagens são parte fundamental do arsenal de qualquer artista 3D, pois sem o uso dessas imagens você corre o risco de não atingir os objetivos da modelagem. Todo o projeto possui um objetivo específico, e quando você trabalha direto na modelagem 3D o processo de correção e experimentação acaba ficando pouco eficiente. Por isso, o ideal é fazer um estudo anterior a modelagem usando ilustração mesmo ou então fotografia.

Referências de modelagem

Para quem gostaria de começar com a modelagem de personagens virtuais, encontrei algumas referências de modelagem que podem ser muito úteis. São imagens chamadas de character sheets mostrando personagens em poses estratégicas para modelagem. Essas poses são geralmente as quatro vistas ortogonais que são frontal, laterais e posterior.

Referências de modelagem

As referências de modelagem podem ser copiadas diretamente nesses endereços:

As imagens estão em excelente resolução e podem ser usadas independente do software. O procedimento para usar essas imagens é simples, e consiste na adição das referências no plano de fundo dos softwares 3D. Com as imagens no plano de fundo você pode literalmente decalcar a forma da imagem e construir um modelo 3D que atenda aos requisitos do projeto.

Uma boa dica para quem não tem o hábito de usar imagens assim, é praticar para gerar as suas próprias referências de modelagem. Por exemplo, ao encontrar um personagem descrito em um roteiro ou game design você pode montar um pequeno esboço do seu visual. E com isso montar o seu próprio character sheet e gerar referências prontas para usar em softwares 3D.

Usando referências de modelagem

Ainda não faz ideia de como usar essas referências de modelagem? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam na aplicação desses recursos: