As dúvidas e perguntas sobre o uso de placas de vídeo para aplicações gráficas são comuns, e quando chega o momento de escolher a placa de vídeo tudo piora. Um dos complicadores que enfrentamos no Brasil é que os impostos nesses equipamentos acabam deixando o que já é caro, ainda pior. Ainda mais quando você quer investir em algo como uma Quadro M6000 da NVIDIA.

A linha de placas QUADRO é destinada ao mercado profissional e a placa M6000 é um dos destaques nesse segmento, e faz pouco tempo as especificações dessa placa foram atualizadas. A NVIDIA dobrou a memória da placa de 12GB para 24GB e manteve o mesmo preço. Ótimo não é?

Quadro M6000 com 24GB

Agora você deve estar se perguntando, quanto custa essa placa? Devo confesar que fiquei com receio de procurar pelo preço do equipamento, pois isso faria a minha admiração por ela ser bem reduzida. É melhor não saber de algumas coisas. Mas, acabei encontrando o valor da placa e ela custa “apenas” 5000 dólares.

Quadro M6000

Você não leu errado, é um cinco seguido por três zeros. Se fossem cinco mil reais a QUADRO M6000 já seria cara, e cotada em dólares é caro x 4. Adicionando a isso os impostos, seguro e provavelmente o carro-forte que será necessário para o transporte, o valor pode passar fácil de alguns modelos de automóveis.

Nesse momento você já deve ter desistido de qualquer desejo ou intenção de adquirir essa placa, eu também. Mas, será que vale a pena? Esse tipo de placa é voltado para o mercado profissional que precisa de aceleração e performance tanto em tempo real como no render. Os materiais usados nesses equipamentos são melhores que as placas voltadas para jogos.

Infelizmente não tenho equipamentos para fazer testes de render (aceito doações de uma QUADRO M6000), mas observando e conversando com artistas, a maioria prefere investir em placas para jogos. A família de placas GeForce GTX possuem preços mais acessíveis e podem em algumas situações ser até mais rápidas.

Ao fazer uma comparação rápida em número de CUDA cores da QUADRO M6000 que são 3072 com duas placas GeForce GTX Titan X em SLI, teremos os mesmos 3072 núcleos dobrados para 6144 núcleos. Claro que o número de núcleos sozinho não mostra a velocidade da placa, mas as duas placas custam 3500 dólares.

O mais importante no momento de escolher a placa de vídeo para seus projetos, é pesquisar as especificações do software que você pretende usar. Qual é a recomendação? Será no Cycles? iRay? mental ray? V-Ray? Unity? Unreal?

Aplicando render avançado

Você possui uma boa placa de vídeo e gostaria de produzir imagens ou jogos aproveitando tecnologias de aceleração por GPU? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos sobre render e jogos: