A renderização para arquitetura é uma das áreas que sempre recomendo para meus alunos como uma porta de entrada para o mercado. É um segmento que ainda tem grande potencial, apesar das dificuldades econômicas e redução nas vendas, ainda é necessário produzir material de divulgação. Sem divulgação as vendas ficam ainda piores, então acaba sendo interessante investir nesse mercado. Quer um exemplo de conteúdo que pode ajudar? Panoramas em 360 graus para arquitetura.

Quem já está produzindo visualização para arquitetura deve ter percebido que os clientes começaram a barganhar mais pelo preço, que é natural nesse ambiente de baixas vendas. Uma alternativa para tentar manter o mesmo patamar é com a inovação. Um exemplo disso são os projetos envolvendo visualização interativa ou então VR.

Veja o caso desse projeto que foi criado usando o Blender e renderizado no Octane Render. O artista conseguiu criar um ambiente extremamente bem acabado, e uma das imagens mais realistas que já tive a oportunidade de visualizar. Das que foram criadas com o Octane Render.

Panoramas em 360 graus para arquitetura

O conjunto completo de imagens pode ser conferido nesse endereço do Blenderartists, em que o autor do projeto compartilha diversas imagens desse mesmo ambiente. Esse projeto é um exemplo de diversificação, pois além das tradicionais imagens renderizadas, o artista também produziu panoramas em 360 graus para arquitetura.

Essas imagens servem como base para a criação de pequenas aplicações ou simulações com dispositivos VR. Por exemplo, ao carregar as imagens no Google Cardboard é possível ter uma experiência imersiva dentro do ambiente. É com exemplos de conteúdo assim que você pode negociar a manutenção dos preços no período pré-crise.

E não apenas trabalhar com o período pré-crise! Ao aprender o processo de conversão de projetos para dispositivos VR você abre possibilidades de pregar serviços para empresas de fora do país, que pagam em dólares ou Euros.

Panoramas em 360 graus para arquitetura

Ficou interessado em diversificar nos seus projetos de visualização para arquitetura? Confira esses cursos do EAD – Allan Brito que podem ajudar você a melhorar seus projetos para arquitetura: