Clicky

Filmengine: Animação com tecnologia de jogos

Compartilhe o artigo!

Uma das formas de acelerar a produção de qualquer projeto relacionado com cinema é a tecnologia de jogos, aplicada em etapas como a pré-visualização. Com as modernas engines e aceleração por GPU em placas sofisticadas, é possível conseguir alta qualidade em imagem e iluminação de modo instantâneo. Esse era o pensamento da Crytek quando lançou o projeto Cinebox.

A empresa definiu que seu foco é o desenvolvimento de jogos, e a equipe responsável pelo Cinebox acabou transformando o projeto no Filmengine. Mas, o que é isso?

Imagine uma engine para jogos derivada da CryEngine com o foco direcionado para a produção de animações e cinema. Sim, é uma engine otimizada para esse tipo de produção sem a necessidade entregar “binários” ou compilar aplicações. O seu objetivo é exatamente oferecer uma plataforma para criação de animações e pré-visualização para cinema.

Basta imaginar as vantagens de ter uma ferramenta otimizada para animação com os recursos de uma engine como a CryEngine, que pode entregar material de maneira instantânea para projetos de cinema. Percebeu a vantagem? Não é a toa que empresas como a Epic Games e Unity investem em ferramentas para animação, pois o mercado relacionado com a produção para cinema é muito promissor.

filmengine_500px

O nível de realismo ainda não é suficiente para bater um bom render “tradicional”, mas o nível de qualidade está bem próximo.

Antes que você se anime a fazer o download e começar a usar o Filmengine, já adianto que ele não fica disponível para o público. É necessário enviar mensagem para a equipe para negociar o uso da ferramenta. O que você pode fazer e estudar a possibilidade de criar seus próximos projetos de animação usando ferramentas como o Unity, Unreal ou CryEngine. Pois, é bem possível que no futuro os artistas digitais tenham demanda para criação de animação usando essas ferramentas e não o tradicional método baseado em interpolação dos softwares 3d.

Criando animações e jogos

Caso você ainda não tenha experiência com a tecnologia de jogos digitais e animação, aproveite os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para começar:

2018-03-20T12:54:50+00:00 By |Geral|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.