Um dos recursos mais valiosos para qualquer artistas digital são os materiais que podem ser aplicados em qualquer cena, pois o simples fato de não precisar criar esse conteúdo já permite dedicar esforços em outras áreas do projeto. Você já deve ter passado pela situação em que era necessário reproduzir um material ou superfície, e você não tinha nenhuma referência pronta para começar. É por esse motivo que sempre estou coletando materiais para potencializar a criação de projetos e montar uma boa biblioteca. Quer fazer o download de alguns materiais gratuitos para o Blender Cycles?

Um artista chamado Sayan Mondal possui uma página com diversos materiais procedurais, gerados apenas com Nodes, que podem ser úteis para aplicação direta em projetos ou então na derivação de outras superfícies.

Entre esses materiais você encontra exemplos como:

  • Asfalto
  • Tecido
  • Madeira

Como o artista está sempre atualizando a lista de materiais é bem possível que você encontre outros exemplos interessantes no futuro, pois ele adiciona novos materiais com certa frequência na página.

materiais gratuitos para o Blender Cycles

Caso a sua biblioteca de materiais ainda não esteja totalmente formada, é um excelente ponto de partida, pois os materiais são ao mesmo tempo ricos e variados. Como são totalmente procedurais é possível fazer renders com a câmera próxima da superfícies, sem perda de definição. Isso significa mais qualidade em projetos que podem atingir resoluções como 4K ou então serem destinadas a ambientes VR com imagens panorâmicas.

Esses materiais gratuitos para o Blender Cycles são um download obrigatório para qualquer artista que deseje melhorar seus projetos com o Blender. A edição e manipulação dos Nodes pode ser um pouco complicada no início, mas com prática será possível fazer derivações com outras superfícies.

Já mencionei que os materiais gratuitos para o Blender Cycles são gratuitos?

Usando os materiais gratuitos para o Blender Cycles?

Ainda não sabe como usar ou criar materiais no Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com render e materiais no Cycles: