A criação de cenários externos em jogos digitais pode ser um grande desafio para quem está com pressa. Quando o seu projeto de jogo começa a chegar nos estágios finais, os detalhes e pequenos diferenciais como a vegetação externa fazem falta. A melhor opção é parar para produzir? Claro, que não! É por isso que recomendo o uso de recursos como essa biblioteca de vegetação para o Unity totalmente gratuita.

O autor do material é um artista que já apareceu aqui no blog chamado de Nobiax. Com essa biblioteca de materiais compostos por uma variedade de 47 tipos diferentes de vegetação, você pode acelerar e muito a produção dos seus jogos. Além dos modelos 3d em FBX e OBJ você encontra também as texturas.

Como o material está organizado em bibliotecas de arquivos FBX e OBJ fica fácil de aplicar o material não só no Unity, mas também no Blender e Unreal Engine. Basta importar os arquivos e fazer a distribuição. Essa biblioteca de vegetação para o Unity deve ser distribuída de modo procedural para evitar adicionar muita informação no modelo 3d.

biblioteca de vegetação para o Unity

Infelizmente a identificação dos tipos e modelos na biblioteca de vegetação para o Unity está em inglês, então você terá que fazer uma organização prévia do material para conseguir aproveitar os modelos 3d nos seus projetos. A minha recomendação é fazer o download da biblioteca de vegetação para o Unity e organizar o conteúdo, antes de tentar aplicar o conteúdo em qualquer projeto.

Se você não quiser fazer uso dessa biblioteca de vegetação para o Unity que é baseada em polígonos, a outra opção para representar vegetação é com texturas. Nesse caso é necessário trabalhar com imagens que possuam canal alpha (transparência). Assim é possível gerar o efeito de distribuição da vegetação de maneira mais rápida e sem os polígonos. Só um plano com a textura aplicada.

Já mencionei que o download da biblioteca de vegetação para o Unity é gratuito?

Usando a biblioteca de vegetação para o Unity

Você fez o download da biblioteca mas não faz idéia de como aplicar os modelos 3d nos seus jogos? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos relacionados com desenvolvimento de jogos para aprender como aproveitar esse tipo de recurso: