O desenvolvimento de conteúdo em VR é uma das grandes apostas para produtores de jogos e material relacionado com mídia interativa, pois os equipamentos estão começando a ficar mais acessíveis. Com uma enxurrada de equipamentos é necessário conteúdo para conseguir suprir a demanda. Hoje esse conteúdo ainda é escasso e muita coisa é apenas “prova de conceito”. Mas, um dos jogos mais populares do mercado acaba de receber uma versão para especial, estou falando do Minecraft VR.

Um dos títulos mais famosos do mercado, e adorado por milhões de pessoas, agora pode ser aproveitado em uma experiência imersiva. O Minecraft VR está disponível a princípio apenas para o Gear VR da Samsung, o que exclui a plataforma iOS da oferta inicial do jogo. O funcionamento do jogo demanda o uso de um gamepad para que você possa interagir com o ambiente.

Minecraft VR

A criação de jogos como o Minecraft VR exige muito dos desenvolvedores e pode acabar impondo restrições relacionadas com o custo desse tipo de material. O simples fato de exigir a presença e uso de um joystick para que você possa interagir com o jogo, acaba elevando bastante o custo da experiência. O preço a pagar pela experiência de interagir com seus projetos em ambientes de realidade virtual acaba saindo caro, mesmo que você já possua os óculos, será necessário adquirir um joystick compatível.

Por enquanto, apenas a versão para o Gear VR está disponível e outra para o Oculus está em desenvolvimento. Os celulares compatíveis com o Minecraft VR são Galaxy S7 ou S7 edge, Note5, S6 e S6 edge. Quer aproveitar o Minecraft VR com uma experiência imersiva? Recomendo adquirir um desses equipamentos.

O mundo dos jogos digitais ainda não possui informações suficientes para avaliar o impacto de ambientes VR em jogadores, principalmente nas pessoas que permanecem horas dentro desses ambientes. A maioria das empresas não recomenda longos períodos usando os equipamentos. O ideal é restringir o uso deles a no máximo algumas poucas horas.

Mais informações sobre o projeto nesse endereço.

Desenvolvimento de material como Minecraft VR

Se interessou por material em VR e gostaria de entrar nesse mercado? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento de VR. Aqui está uma lista com os cursos que podem ajudar você nessa área: