A escolha de uma placa de vídeo que será usada como base para a sua produção gráfica é talvez um dos equipamentos mais importantes do seu computador. Se você pretende fazer investimentos nos próximos meses em novos computadores para renderizar projetos ou produzir jogos, recomendo usar uma placa da família GeForce. O custo benefício desses equipamentos é o mais atrativo nessas situações, e a grande maioria dos softwares oferece suporte as placas GeForce com tecnologia CUDA. Agora você tem mais uma opção de compra, que é a GeForce GTX 1080.

GeForce GTX 1080

Essa placa foi anunciada durante um evento da NVIDIA e possui diversas características que fazem dela uma opção muito mais interessante do que a Titan X. Mas, o que faz essa placa especial? A Titan X tinha o título de ser a placa mais poderosa da família GeForce, mas em diversos testes realizados com a GeForce GTX 1080 a placa foi quase duas vezes mais rápidas que a Titan X. Quer a melhor parte em relação aos testes? A placa consome muito menos energia que a Titan X.

GeForce GTX 1080

Quer as características da placa? Nesse link você encontra todos os detalhes da placa. Mas, em resumo ela tem:

  • 2560 CUDA cores
  • 8GB DDR5 de memória
  • Suporte a VR
  • Resolução máxima suportada 7680 x 4320 pixels

Infelizmente o custo desse tipo de placa é uma grande barreira para artistas que recebem em Reais, mas precisam adquirir placas como a GeForce GTX 1080 em dólares. É por esse motivo que você deve avaliar se não vale mais a pena adquirir múltiplas placas, para fazer uso de uma estrutura paralela com a tecnologia SLI da NVIDIA. Por exemplo, ao usar duas ou três placas GTX 970 ou 980 pode ser mais interessante em relação ao custo.

Qual o preço estimado da placa? Em média ela custa 599,00 dólares.

Desenvolvimento de conteúdo otimizado para GPU

Quer aprender a desenvolver jogos ou conteúdos que fazem uso de GPU? Aproveite os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para começar a produzir jogos ou conteúdo em VR: