O que é necessário para a criação de bons jogos digitais? Um artigo publicado no Voidbee aborda o tema com muita riqueza de detalhes, mas como está em inglês resolvi fazer uma breve tradução do material. Segundo o artigo o seu Game Design deve ser pautado por três elementos principais que são arte, mecânica do jogo e narrativa.

Com o conjunto desses três elementos você consegue desenvolver bons jogos. Por exemplo, ao criar uma mecânica nova para uma idéia de jogo associada com elementos de arte, que correspondam ao ambiente descrito. Se isso estiver associado a uma boa narrativa de personagens, mesmo que seja simples. Você tem um potencial muito grande de ter criado um bom jogo.

A parte difícil do processo é exatamente conseguir trabalhar com a criação desses componentes. Como criar um bom enredo? Uma mecânica inovadora? A parte da arte está mais relacionada com o design usado no projeto, e isso está diretamente relacionado com as escolhas feitas ao longo do processo de design.

gamedesign_500px

Você deve investir tempo nesses estágios do processo de desenvolvimento de jogos, pois apenas com um bom conjunto de design, enredo e mecânica você tem chances de conseguir elaborar jogos de sucesso. Quando as pessoas começarem a jogar em massa seus projetos, o retorno financeiro virá como uma consequência do seu trabalho.

Todas essas dicas são extremamente válidas e complementam o processo conhecido como Game Design. Se você pretende seguir carreira produzindo jogos digitais, uma parte significativa do seu tempo deve ser dedicado à pré-produção dos jogos. É apenas com a dedicação nesses teses relacionados com a mecânica e organização dos projetos, que você será capaz de criar experiências marcantes para seus jogadores.

Basta imaginar que sem um bom projeto de jogo, você pode possuir todo o conhecimento técnico do mundo em engines como Unity ou Unreal, mas pouco vai adiantar criar apenas mais um jogo igual aos diversos que já existem no mercado. Você precisa de um diferencial criativo, e isso só aparece com o uso de um bom Game Design associado aos componentes citados no artigo.

Aprendendo sobre desenvolvimento de jogos

Se você quiser começar a trabalhar com desenvolvimento de jogos eletrônicos e principalmente conhecer os passos anteriores ao desenvolvimento dos jogos, o EAD – Allan Brito oferece diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você no desenvolvimento de jogos eletrônicos: