A seleção de texturas para projetos relacionados com visualização 3d ou jogos é sempre uma tarefa árdua, que pode resultar no uso de bibliotecas ou criação das suas próprias texturas. Mas, independente da solução encontrada para resolver seu problema de texturas, uma coisa é certa, em algum momento você vai precisar de texturas do tipo Seamless.

Mas, o que são essas texturas do tipo Seamless? Esse tipo de textura é extremamente importante para qualquer artista 3d, pois permite criar grandes planos e superfícies apenas com pequenas imagens bitmap. Em resumo é uma textura que pode sofrer o processo de tiling sem deixar bordas aparentes. Assim é possível pegar imagens com apenas 32 pixels de lado e converter em grandes planos com 512, 1024 ou mais de extensão.

Uma pesquisa rápida por esse tipo de textura mostra que já existe uma grande oferta desse tipo de material, mas pode ser que aquela imagem necessária para seu projeto não esteja entre as texturas existentes. Uma das soluções é criar texturas do tipo Seamless.

Com uma ferramenta gratuita oferecida pelo Orange Box você será capaz de gerar texturas do tipo Seamless no Photoshop de maneira extremamente rápida. É um plugin gratuito que ajusta as ferramentas do Photoshop para criar texturas assim. O vídeo a seguir mostra o funcionamento da ferramenta:

O plugin é compatível com diversas versões do Photoshop e você será capaz de gerar texturas do tipo Seamless de maneira extremamente rápida. Como ponto negativo da ferramenta posso citar que a necessidade do Photoshop é um contratempo, mas é algo que pode fazer a diferença em projetos.

Esse recurso é valioso para o design de jogos digitais, pois permite que os artistas possam criar pequenas texturas e replicar sobre grandes superfícies. Se você trabalha com desenvolvimento de jogos, é um recurso praticamente obrigatório!

Usando texturas do tipo Seamless

Quer aprender a usar texturas do tipo Seamless? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que ajudam a entender a configuração de texturas nos mais diversos ambientes. Aqui estão alguns cursos que abordam o uso de texturas em ambientes 3d: