O desenvolvimento de material em VR exige do artista 3d um bom conhecimento do ambiente, e os equipamentos certos para entregar ao seu público as melhores soluções para visualização. Um dos desafios para quem trabalha com o desenvolvimento de VR é o alto custo de equipamentos, para oferecer experiências de qualidade. Mas, uma placa promete mudar esse panorama, a Radeon RX 480 da AMD.

Mas, espere um pouco. As placas da AMD são boas para computação gráfica? Já mencionei no blog em inúmeras vezes que não sou fã dessas placas por diversos motivos, sendo o principal a baixa compatibilidade com dispositivos de renderização. Por exemplo, ao construir um computador específico para render você terá problemas com uso de softwares como Cycles, Octane, V-Ray e outros caso queira fazer aceleração por GPU.

radeon rx 480

Qual o motivo que faz essa placa ser importante? O fato que faz dela uma peça importante dentro do desenvolvimento de conteúdo em VR, é que até o momento ela é o equipamento mais barato com suporte a tecnologia. A Radeon RX 480 custa 199 dólares. As outras placas com suporte a VR estão em faixa de preço muito superior.

Isso faz muito diferença? Claro que sim! As soluções baseadas em celulares como o Google Cardboard e Gear VR não precisam de computadores de apoio, mas outros equipamentos como o Oculus dependem de PCs bem poderosos. O uso dessas placas pretende exatamente reduzir essa demanda. E não ache que são computadores apenas “poderosos”, as configurações dos equipamentos demandam alto investimento financeiro.

Mais informações sobre a Radeon MX 480 podem ser encontradas na página oficial. É o tipo de placa que é indicada para fazer apresentações dos seus ambientes desenvolvimentos em ambientes como Unity, Unreal e outros.

Desenvolvimento para VR

Ainda não faz idéia de como trabalhar com desenvolvimento de conteúdo em VR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com VR: