Os fatores que fazem softwares com o o Blender serem tão populares entre artistas 3d são os mais diversos e podemos citar a qualidade das suas ferramentas, sua natureza aberta e a gravidade no uso. Ser gratuito é visto por muitos como um benefício mas também como algo negativo por outros. O que é uma completa falta de percepção do conjunto de ferramentas e opções do software, pois mesmo que ele fosse pago ainda seria uma ótima opção para produção 3D.

Existem outros softwares como o Blender em outros segmentos? Claro que sim! Você já ouviu do Krita? Ele é uma ferramenta de pintura digital que foi recentemente atualizada. O Krita 3 recebeu um recurso que o faz ganhar destaque frente a outros softwares: animação.

krita 3

Por muito tempo os usuários pediam uma ferramenta de código aberto que pudesse fazer animação 2D, mas elas eram inexistentes ou incompletas. Agora você pode aproveitar todo o potencial de uma poderosa ferramenta de pintura digital que é capaz de gerar animação!

Que tipo de animação ele consegue fazer? Infelizmente ainda não é possível criar animação por interpolação, apenas quadro-a-quadro, mas já é um grande avanço. Quem já trabalha com pintura digital já deve conhecer o Krita, pois ele oferece uma excelente gama de opções para ilustrar material 2D.

Essa é uma ferramenta extremamente importante para qualquer artista envolvido com animação 3d, produção de jogos ou comunicação visual. É possível fazer a arte conceitual de jogos, game design ou projetos de animação. Para depois transformar isso em material 3D.

A lista completa de recursos do Krita 3 pode ser conferida nesse endereço. Assim como o Blender o Krita é totalmente gratuito e possui versões disponíveis para Windows, Mac e Linux.

Já mencionei que o Krita 3 é gratuito?

Produção com Blender e Krita

O Krita é apenas o primeiro passo dentro de um ciclo de produção, sendo que na maioria das vezes o Blender acaba sendo o ponto de finalização do material. No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com Blender que podem ajudar você a usar o software: