O desenvolvimento de jogos eletrônicos possui diversos estágios que abrangem o game design, level design, prototipagem e o desenvolvimento do jogo. Mas, o primeiro passo para a maioria dos projetos que precisam angariar parceiros ou financiamento é o momento do pitch. Essa é uma palavra muito usada por profissionais de vendas, pois é o momento em que você vai apresentar o produto e cativar os potenciais compradores. Em ambientes de jogos esse momento é exatamente o início do projeto. Você tem a idéia e precisa conquistar parceiros ou até mesmo financiamento para seu jogo. Esse é o objetivo do documento de pitch.

Você quer conferir um documento de pitch para um dos jogos mais importantes da história da Blizzard? Ao seguir esse link você pode fazer o download do pitch apresentado para vender a idéia do Diablo 1. O material tem data de origem em 1994 e não trás nenhum dos recursos que estamos acostumados a encontrar em jogos modernos. Era outra época em termos de tecnologia e também jogos.

diablo1_hd_500px

O documento segue exatamente a função do pitch e tinha como objetivo vender a idéia do jogo para conseguir financiamento. Como ele pode ajudar os aspirantes a desenvolvedores de jogos? Basta analisar o conteúdo apresentado e perceber que fica muito fácil o entendimento do jogo com a leitura do documento. Ele esta dividido da seguinte forma:

  • Game Design
  • Ambiente e enredo (história do jogo)
  • Gameplay
  • Marketing
  • Desenvolvimento
  • Cronograma

Com o uso dessas informações descritas no pitch foi possível ter uma visão geral sobre como seria o jogo, usando apenas a descrição dos criadores e também alguns desenhos conceituais sobre os visuais do projeto. O resultado desse documento foi o desenvolvimento do jogo pelo que viria a ser depois a Blizzard North que deu sequência ao desenvolvimento.

Quais lições um desenvolvedor de jogos atual pode tirar desse tipo de material? O ponto principal desse tipo de documento é que no momento em que você vai apresentar a idéia do jogo, as pessoas precisam ter um entendimento claro sobre o resultado final. Na época em que o documento foi elaborado seria complicado criar protótipos animados. Mas, hoje é muito fácil criar animações representando a dinâmica do jogo.

A maioria dos documentos de pitch hoje em dia são montados como apresentações em slides no PowerPoint e não mais em documentos de texto. Isso é bem explicado no curso e oficina de game design em esse documento é criado do zero, apresentando a idéia de um jogo hipotético.

Você tem uma idéia para desenvolver um jogo? Leia com atenção e carinho esse material sobre Diablo.

Desenvolvendo suas habilidades em game design

Ficou interessado em desenvolver suas idéias relacionadas com game design, level design e outras competências na área de jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a criação de jogos digitais: