Uma das dicas que sempre passo para os meus alunos é a criação de uma biblioteca de móveis particular, que pode ser usada em momentos de necessidade. O fato de ter um móvel que é solicitado por clientes em qualquer projeto, é um grande diferencial. Isso acelera o desenvolvimento dos projetos relacionados com modelagem. Quer adicionar uma cadeira Eames na sua coleção?

A cadeira Eames é um clássico do design e deve fazer parte de qualquer biblioteca voltada para arquitetura, jogos ou outros tipos de mídia. O motivo para essa necessidade de móveis clássicos em bibliotecas está relacionado com a frequência com que aparecem em projetos. É muito comum que projetos de design de interiores ou arquitetura, adicionem móveis clássicos como forma de impressionar os potenciais clientes.

cadeira eames

Para as situações em que você será responsável pela criação das imagens próprias para vendas, então é preciso ter esse tipo de móvel pronto para conseguir aplicar ele de forma rápida em projetos. Caso contrário será preciso modelar os objetos sob demanda, o que podem consumir muito tempo de desenvolvimento.

Um artista chamado LuxXeon compartilhou um modelo de cadeira Eames renderizado inicialmente com o Corona Render, mas que possui variações em outros softwares. O objeto foi modelado com o 3ds max, mas o artista exportou o material para o formato OBJ e até mesmo Blend (formato nativo do Blender).

O arquivo é relativamente grande, pois acompanha texturas em alta resolução com mais de 4000 pixels de largura, facilitando o uso do material em projetos que demandam qualidade alta de vídeo ou imagem. Além disso existe um ótimo nível de detalhes no material. Você só precisa tomar cuidado ao usar esse material em projetos que demandam render em tempo real, pois a quantidade de polígonos desse objeto é alta. No total são mais de 55.000 faces apenas nessa cadeira Eames.

Já mencionei que a cadeira Eames desse artigo é gratuita?

Usando a cadeira Eames

Caso você ainda não saiba usar modelos 3d como esse em projetos de arquitetura ou design, você pode contar com os cursos do EAD – Allan Brito que abordam o assunto. Esses são os cursos recomendados: