Os jogos 3d são baseados na criação de estruturas poligonais e as imagens e sprites são aplicados apenas como texturas. Mas, os jogos bidimensionais já fazem uso mais direto e imagens 2D. É por isso que sempre estou procurando imagens como esses blocos em pixelart para jogos que são gratuitos!

Um artista chamado Magiscarf compartilhou no DevianArt um mapa com diversos elementos de cenários para jogos, perfeitamente projetados e desenhados em pixelart. Esses elementos são próprios para jogos bidimensionais que façam uso de uma câmera de topo.

Blocos em pixelart para jogos

O ponto positivo do material é que além de ser gratuito e passível de uso em diversos projetos, o artista fez questão de especificar a licença como de domínio público. Isso significa que você pode tranquilamente desenvolver jogos com o material sem a necessidade de citar o autor.

No conjunto de blocos em pixelart para jogos você encontra elementos como:

  • Árvores
  • Edificações
  • Áreas abertas
  • Espelhos d’água
  • Muros
  • Torres

A temática desses blocos em pixelart para jogos é um cenário de fantasia, mas você pode aproveitar o material como base para criar derivações. Basta abrir o arquivo PNG no seu editor de imagens favorito, e ajustar os parâmetros para uso em pixelart como a ausência de antialiasing entre os pixels.

Você pode aproveitar o material para desenvolver jogos no Unity, Blender ou Unreal. No caso do Blender será necessário adaptar a câmera na game engane, mas é perfeitamente possível criar cenários em duas dimensões. Já com o Unity e Unreal é possível aplicar de maneira mais direta o conteúdo dos blocos em pixelart para jogos.

Usando os blocos em pixelart para jogos

Ficou interessado em desenvolver jogos com essas imagens mas não sabe por onde começar? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o desenvolvimento e jogos que ajudam a começar: