A impressão 3D e máquinas como as CNC ajudam muito em áreas como marcenaria, design industrial e manufatura. Mas, além de adquirir os equipamentos necessários para fazer o hardware funcionar, é preciso encontrar maneiras de enviar informações para as máquinas trabalharem. Um dos softwares que você pode aproveitar para esse propósito é o SketchUp. Se você pretende usar a ferramenta para esses propósitos, recomendo fazer o download de um plugin gratuito para o SketchUp que pode ser útil nesses contextos.

O que faz um plugin para o SketchUp que tem a capacidade de exportar arquivos nos formatos DXF e STL importante, está relacionado diretamente com a habilidade do software em lidar com processos como máquinas CNC. Esse é o tipo de técnica que possui inúmeras utilidades na área de marcenaria, impressão 3D e até mesmo na integração com outras ferramentas.

Por exemplo, ao criar projetos no SketchUp com fins de apresentação você pode desejar renderizar o material em softwares como o Blender. A versão Pro do SketchUp permite fazer a exportação dos arquivos gerados no software em OBJ. Isso resolve a maioria dos problemas de compatibilidade.

plugin gratuito para o SketchUp

Mas, caso você deseje usar a versão gratuita a possibilidade de exportar os arquivos fica bem limitada. Sem mencionar o fato de não poder trabalhar com técnicas como a impressão 3D. Com esse plugin gratuito para o SketchUp você poderá até mesmo na versão Maker do software exportar seus arquivos para máquinas CNC e editores relacionados com impressão tridimensional.

Caso você tenha planos de usar o SketchUp para aplicação em máquinas CNC ou impressão 3D, é altamente recomendável fazer o download desse arquivo. Assim você será capaz de exportar seus projetos de forma ser lido em equipamentos especializados.

SketchUp para marcenaria e CNC

Ficou interessado em saber mais sobre as aplicações do SketchUp para áreas como marcenaria, arquitetura e design de móveis? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados ao uso do software nesses contextos. Aqui está uma lista com os treinamentos recomendados: