As maneiras existentes para vender projetos em arquitetura estão evoluindo bastante nesses últimos anos, e isso acaba interferindo diretamente no mercado. Assim como a tecnologia avança para oferecer produtos de entretenimento, os artistas digitais sempre encontram forma de aproveitar a tecnologia para potencializar seus projetos. É o caso do VR para arquitetura.

Quer um exemplo da aplicação de VR para arquitetura? No vídeo que ilustra esse artigo você pode conferir a apresentação de um projeto usando VR. Nesse caso o artista faz a demonstração virtual de um ambiente interno que pode ser visualizado de maneira extremamente realista.

No caso dessa demonstração de VR para arquitetura é usado o HTC Vive. Esse equipamento é uma das plataformas premium de VR disponíveis para consumidores. Entre as inúmeras vantagens em usar equipamentos como esses, está a qualidade das imagens geradas. É possível conferir os ambientes internos com boa resolução de imagens.

O usuário é capaz de andar pelos ambientes e ter a sensassão de estar realmente no projeto finalizado, e perceber a organização espacial de forma bem realista. É algo que transcende as simples imagens renderizadas de forma estática, e até mesmo as aplicações interativas. E dependendo da forma com que os projetos são realizados, é possível até mesmo fazer opções de mobiliário e materiais diferentes.

Como o usuário pode fazer essas trocas de materiais e móveis, o projeto ganha um nível próprio de interação. Pois é possível pegar o que já está pronto e fazer mudanças de acordo com o gosto do futuro morador ou habitante do espaço. É uma forma mais interativa de fazer arquitetura e até mesmo gerar novos negócios.

VR para arquitetura

Uma das fontes de renda de projetos para arquitetura de interiores são as comissões e vendas sobre móveis, objetos e acabamentos. Ao oferecer dentro das aplicações VR para arquitetura os produtos das empresas para as quais você já possui contatos comerciais, a comissão em vendas pode ficar facilitada.

Para os casos em que você pretende também fazer a venda dos móveis, as aplicações ainda podem oferecer informações como preço e acabamentos dos produtos. Apesar de usar uma plataforma relativamente cara, é possível conseguir excelentes resultados com dispositivos VR baseados em celulares também. A interação fica por conta de joysticks Bluetooth.

VR para arquitetura

Ficou interessado em desenvolver VR para arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a produção de VR para arquitetura e aplicações interativas: