Os usuários e artistas usando o Blender podem comemorar, pois a animação Cosmos Laundromat acaba de receber um importante prêmio. A maior conferência mundial sobre computação gráfica, a Siggraph possui uma premiação para projetos inovadores de animação. E a animação criada pelo instituto Blender recebeu o prêmio como escolha do júri popular.

Para quem não lembra o Cosmos Laundromat é a iniciativa mais ambiciosa do instituto Blender. O objetivo é criar um longa metragem de animação usando o Blender. Esse projeto é executado em partes e a primeira já está disponível já faz um tempo.

cosmos_500px

Ainda não assistiu? Confira aqui:

Mas, o que são esses projetos abertos? Para quem não acompanha o histórico e evolução das animações criadas com o Blender, é importante resgatar a essência dos Open Movies. Esses projetos remontam ao já “clássico” Elephants Dream que inaugurou os projetos abertos.

O objetivo do projeto era demonstrar o potencial do Blender como ferramenta para criação de animações. Com o uso de financiamento coletivo, alguns artistas usariam as instalações da Fundação Blender em Amsterdã para criar uma animação e curta metragem com 10–15 minutos.

A experiência foi um sucesso e foi replicada inúmeras vezes ao longo dos anos. Como ponto positivo para os usuários e artistas usando o Blender, o material usado na produção era compartilhado. Os arquivos fonte, texturas e scripts ficavam todos disponíveis!

E ainda está tudo disponível para download. Basta visitar os respectivos web sites dos projetos e fazer os downloads. Aqui está a lista com os projetos realizados até hoje:

E por último temos o Cosmos Laundromat. O fato da animação ter recebido a premiação, mostra que o projeto está seguindo no caminho certo.

Aprendendo a criar animação com Blender

Quer aprender a criar animação usando o Blender? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos relacionados com animação e Blender: