Uma das grandes vantagens em começar a trabalhar com o desenvolvimento de aplicações em VR, é que o mercado está “virgem”. Ainda são poucos os projetos de aplicativos e jogos, e quem consegue ter projetos aprovados enfrenta pouca concorrência. Já pensou em produzir animações em VR de forma simples?

Alguns usuários estão aproveitando o conteúdo criado no Blender, para fazer conversões em VR. Como é o caso dessa aplicação com animações em VR feitas no Blender.

O aplicativo em questão é o OpenMovieVR que foi lançado para a plataforma do Gear VR da Samsung e também Google VR (antigo Cardboard). É uma aplicação que exibe animações dentro de um ambiente 360 projetado para a plataforma da Samsung. Segundo o autor do projeto, chamado de blendFX, o objetivo era oferecer um ambiente em que fosse possível assistir aos vídeos usando uma plataforma imersiva.

Animações em VR

Como os desenvolvedores são usuários e fãs do Blender, acabaram escolhendo as animações do Instituto Blender como base para a produção. O processo envolveu criar um ambiente no Blender, importar para o Unity com o SDK do Google VR e depois criar as aplicações (Apenas Android). Tudo isso é explicado inclusive no Curso e oficina sobre VR com Unity! O mesmo processo.

Animações em VR

Já com o Big Buck Bunny eles criaram uma animação em 360 graus! O aplicativo é gratuito para download, e pode ser encontrado na loja do Oculus para os usuários do Gear VR ou no próprio site dos desenvolvedores. Se você quiser criar animações em VR é uma ótima oportunidade de conhecer esse exemplo.

Aproveite essa oportunidade e comece de imediato a produzir animações em VR como forma de ganhar seu espaço nesse mercado. A concorrência ainda está baixa.

Criando animações em VR

Ficou interessado em criar animações em VR usando o Blender ou Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com ambas as plataformas: