O recente fenômeno Pokémon GO mostra como ainda podemos encontrar alguns sucessos na área de jogos. Mas, apesar de fazer uso de personagens e temática conhecidas, o jogos passou por muito desenvolvimento e testes antes de ganhar sua forma atual. Um recente artigo compartilhado por pessoas próximas ao desenvolvimento do jogo, mostram que o Pokémon GO levou 20 anos para ficar pronto!

A mente por trás do jogo se chama John Hanke, e como idelizador do Pokémon GO ele levou nada mais do que 20 anos trabalhando na área para conceber o projeto. Mas, antes que você começe a fazer as contas e perceber a disparidade de datas, podemos fazer uma rápida retropectiva da carreira do Game Designer. Se é que podemos atribuir esse título ao criador desse jogo.

Desde 1996 o desenvolvedor trabalha com a criação de jogos eletrônicos e segundo ele foi naquele momento que decidiu explorar esse mercado. Mas, depois de quase 10 anos a sua vida realmente mudou quando aceitou ser o chefe da divisão de geoprocessamento do Google. Até 2010 ele era responsável pela equipe do Maps e nesse ano ele acabou saindo para fundar a Niantic.

Pokémon GO

Já em 2014 ele fez uma pequena experiência com Pokémons no Google Maps como uma brincadeira de primeiro de Abril. Foi o embrião do que viria a ser no futuro o jogo que está sendo aclamado como o maior da história.

Com o lançamento do Pokémon GO ele consegue transformar quase 20 anos de experiência e desenvolvimento, em algo que está influênciando milhares de pessoas, em alguns países selecionados, e muito em breve ao redor do mundo.

Qual lição podemos tirar desse projeto? Pense no longo prazo! Mesmo que o idealizador do Pokémon GO não tenha previsto a realização do jogo, ainda em 1996, a sua trajetória profissional e acadêmica o levou até o ponto em que está. Você tem uma idéia de jogo na sua mente? Não desanime, a tecnologia ou o mercado podem não estar prontos para seu projeto ainda.

Você só não pode ficar esperando algo mágico acontecer. Se mantenha em atividade e explorando novas tecnologias. Um dia seu projeto pode ser o próximo Pokémon GO.

Fonte: Facebook

Desenvolvimento de jogos

Quer começar a planejar seu próximo projeto de jogos? Com os treinamentos e cursos do EAD – Allan Brito relacionados com jogos digitais é possível iniciar qualquer projeto na área de jogos digitais: