A formação de uma boa biblioteca de modelos 3d é um dos assuntos que sempre reforço com meus alunos. Para conseguir trabalhar de maneira confortável em projetos para arquitetura e design, é preciso montar uma boa biblioteca. Como seleção inicial de objetos você deve se concentrar em ícones do design como a cadeira Wassily.

Um artista chamado Saeed Amiri compartlhou no seu blog um modelo 3d da famosa cadeira Wassily, que é um ícone do design. Caso você queira montar uma pequena biblioteca de modelos 3d com móveis, esse é o tipo de item que não pode faltar. A cadeira Wassily está disponível em diversos formatos diferentes, e pode atender artistas usando os mais variados softwares.

Você encontra o arquivo disponível para o formato nativo do 3ds max que é o MAX, mas também usando OBJ. Com o formato OBJ você pode pegar essa cadeira Wassily e importar para praticamente qualquer software 3d. Além dos artivos em questão, você também pode copiar as texturas usadas na no projeto de maneira independente.

Cadeira wassily

Caso você não lembre do histórico dessa cadeira, ela é de autoria de Marcel Breuer, que é fruto da escola de arquitetura e design Bauhaus. O projeto da cadeira Wassily é da primeira metade do século passado, mas é um daqueles ítens de design atemporais. Pois, ainda hoje é conhecida como uma das cadeiras mais íconicas daquele período.

É muito comum encontrar projetos de arquitetura e design que fazem uso da cadeira. Isso faz dela um objeto desejado por artistas 3d, pois é um ítem que facilmente entra nas especificações de design para interiores. Quando você não possui essas especificações, ainda assim a cadeira acaba sendo útil para fazer a composição dos espaços.

Design de móveis e interiores

Quer aproveitar esse modelo 3d para começar a trabalhar com o desenvolvimento de projetos em arquitetura? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir alguns cursos e treinamentos relacionados com o assunto. Além de aprender a usar a cadeira Wassily, você também confere dicas de modelagem e render: