Clicky

RenderMan 21: Download gratuito

Compartilhe o artigo!

A Pixar tem um histórico de excelência no que diz respeito aos seus projetos relacionados com a animação 3d, e não apenas na criação de personagens. Como em diversos aspectos o estúdio precisou ser pioneiro, as tecnologias desenvolvidas por eles estavam sempre na vanguarda da computação gráfica. O seu renderizador chamado de RenderMan é um dos poucos recursos tecnológicos que a empresa licencia. Agora com o RenderMan 21 eles foram um pouco além!

Já pensou em usar os mesmos recursos disponíveis internamente na Pixar? Agora você pode fazer isso aproveitando as ferramentas do RenderMan 21, que foi lançado recentemente. Um dos grandes diferenciais do RenderMan 21 é que ele está repleto de recursos antes exclusivos da Pixar. Por exemplo, o renderizador acaba vindo com shaders e materiais usados dentro do estúdio.

Isso é algo inédito dentro do histórico de lançamentos do software, pois ele não costumava acompanhar esses recursos usados dentro da Pixar. Os mesmos materiais, shaders e opções disponíveis para artistas trabalhando em projetos no estúdio agora podem ser usados com o RenderMan.

RenderMan 21

Um dos pontos positivos do RenderMan 21 é a sua licença gratuita para fins não comerciais. Isso mesmo, caso você deseje usar a mesma tecnologia da Pixar para render, é possível aproveitar a ferramenta de maneira gratuita. Mas, a licença não permite o uso das imagens ou vídeos em produções comerciais. Nesse caso é necessário adquirir uma licença.

Para quem procura integrar o RenderMan 21 em outros softwares, é possível até mesmo aproveitar o renderizador com o Blender. Ao visitar esse endereço você encontra um Add-on que permite renderizar projetos do Blender no software. Ao usar a versão gratuita, você ainda permanece com a limitação de não usar o software para fins comerciais.

Ainda que seja apenas para fazer uma rápida avaliação da tecnologia usada dentro da Pixar, é muito bom saber que os recursos e tecnologias do estúdio estão ao nosso alcance. Mesmo que seja apenas para fins educacionais, você pode ter em mãos os mesmos materiais e shaders.

Renderização de projetos

Para o caso de você precisar fazer a renderização com fins comerciais de projetos, recomendo investir no Blender Cycles. Com ele você terá a disposição recursos avançados de render e nenhuma restrição para uso comercial. E o software ainda é gratuito!

Esses são os cursos recomendados:

2018-03-20T12:54:40+00:00 By |Geral|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comments

  1. Adriano titonelli 27/07/2016 em 5:11 pm

    Show de bola! Allan da uma olhada! (caso ainda não tenha visto)
    https://pt.khanacademy.org/partner-content/computing-partners/pixar-latam

  2. Sergio 28/07/2016 em 12:20 pm

    Ótima notícia para os aficcionados. Se for melhor que o blender render, acredito que compensa sua utilização,

  3. Paulo Duarte 02/08/2016 em 1:35 pm

    Na verdade a versão 21 não comercial ainda não está disponível, só a comercial:

    “RenderMan 21 is now available for Commercial use.
    Non-Commercial RenderMan 21 will be released later this fall, so stay tuned!”

    https://renderman.pixar.com/view/non-commercial-renderman

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.