A notícia que está animando os usuários do Cinema 4D é a possível integração do Cycles com o software. O anúncio foi reaizado na newsletter da empresa Insydium, especializada na criação de plugins para o Cinema 4D. A reação dos artistas que usam o Cinema 4D nos fóruns de usuários foi muito positiva, pois a maioria não está satisfeita com a solução naiva oferecida pela própria Maxon.

Qual a vantagem em usar o Cycles? Muitas! A primeira é que você tera a disposição um renderizador moderno sem custo adicional, pois o mesmo é distribuído de maneira aberta. A segunda é que a possibilidade de aproveitar as inovações e recursos que estão sendo adicionados ao software ao longo dos últimos meses.

Ainda não está claro como a empresa fará a integração, mas alguns resultados do processo podem ajudar de maneira indireta outras iniciativas. Até agora não existe uma versão standalone do Cycles independente do Blender. Que poderia ser usada para renderizar projetos de outros softwares como o SketchUp.

cycles_cinema4D_500_px_85

O Cycles é distribuído sob a licença GPL em conjunto com o Blender, então a empresa não vai poder fechar o código-fonte para distribuição. A melhor opção nesse caso seria investir no desenvolvimento da versão standalone que precisaria também ser distribuída de maneira aberta. Como resultado da iniciativa, outras plataformas poderiam se beneficiar do projeto. O que é um ponto positivo para todos.

A iniciativa não possui datas ou tempo estimado de entrega, mas já está gerando grande expectativa entre os usuários do software. Isso é mais um sinal de que o desenvolvimento não só do Blender, mas também do Cycles está seguindo o caminho de ser transformar em uma opção cada vez mais estável e madura de renderização.

No futuro o Cycles e o Blender podem até mesmo ser duas entidades independentes, e as circunstâncias podem fazer com que muito mais artistas conheçam o Cycles pela sua integração com outros softwares.

Renderizando projetos com o Blender Cycles

Aprenda a usar o Cycles integrado com o Blender nos cursos oferecidos pelo EAD – Allan Brito! A seguinte lista de recursos permite que você aprenda a usar o Cycles agora mesmo: