A criação de modelos 3d em softwares como o 3ds max é algo trivial, mas quando você precisa além do 3d trabalhar com vistas bidimensionais, a coisa pode complicar. Quando isso acontece uma boa parcela dos artistas 3d acaba fazendo montagens com imagens renderizadas. Não seria ótimo poder converter 3D em 2D de modo automático? Com um script gratuito para o 3ds max você pode!

Com o script gratuito para o 3ds max chamado de GoAutoCAD você consegue fazer a conversão de objetos tridimensionais em linhas 2D. É um processo parecido com o que acontece dentro do AutoCAD, quando precisamos criar as projeções de linhas dentro do software. Por exemplo, você faz a modelagem 3d de um projeto e depois disso percebe que precisa criar projeções ortogonais do objeto.

No AutoCAD existe uma forma rápida de fazer isso mas no 3ds max não. Com o uso desse script desenvolvimento por um artista chamado Alex Nguyen, você pode rapidamente fazer a conversão. O funcionamento é simples, e basta selecionar o objeto desejado para acionar o script.

Script gratuito para o 3ds max

Depois de acionado o script faz a criação de maneira automática das vistas ortogonais do objeto, adicionando inclusive as linhas que fazem a delimitação dos polígonos dos objetos. A vantagem desse tipo de técnica é a não necessidade de outros software para gerar as vistas 2D. Você pode aproveitar esses objetos 2D para gerar animações ou fazer composições no 3ds max.

O script gratuito para o 3ds max GoAutoCAD é um ótimo recurso para qualquer artista interessado em desenvolver habilidades relacionadas com visualização e animação. Se você trabalha com modelagem e visualização de objetos, o download do script gratuito para o 3ds max é mais que recomendado.

O link para o recurso é oriundo do compartilhamento do próprio autor pelo Google Drive, então o link pode eventualmente parar de funcionar. Faça o download o quanto antes para garantir o uso da ferramenta.

Usando o 3ds max e AutoCAD

Você ainda não conhece o 3ds max ou AutoCAD e gostaria de começar? Recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito sobre esses softwares para começar: