Os softwares com o o Blender estão tomando de assalto as empresas com viés criativo, pois permitem avançar em áreas como gráficos 3d sem grandes invenstimentos em licenças. Mas, existe um campo que sempre foi carente em termos de edição que é o vídeo. Já pensou em usar um software de edição de vídeo gratuito?

Uma boa quantidade de profissionais e empresas sempre procuram alternativas para substituir ferramentas como o Adobe Premiere, Final Cut ou Vegas. Mas, a quantidade e diversidade de opções relacionadas com opções de vídeo são bem pequenas. Se você pretende trabalhar com edição de vídeo a minha recomendação é experimentar o OpenShot.

Esse é um software gratuito para edição e montagem de vídeo que além de ser totalmente gratuito é de código aberto. A vantagem desse modelo é que você não fica preso a um software no modelo freeware que a qualquer momento pode se tornar uma ferramenta comercial.

Software de edição de vídeo gratuito

Como estamos falando de uma ferramenta dedicada para edição e montagem de vídeo a lista de recursos é bem generosa. Por exemplo, é possível trabalhar com números ilimitados de trilhas e camadas. Aqui estão alguns dos destaques:

  • Suporte para múltiplas plataformas (Windows, Mac e Linux)
  • Suporte para diversos formatos de vídeo e áudio
  • Animações baseadas em quadros-chave
  • Múltiplas edições e ajustes de vídeos
  • Criação de títulos e manipulação de efeitos
  • Opções de composição em vídeo
  • Mixagem de áudio
  • Efeitos de vídeo como chroma key

Para a lista completa de recursos relacionados com edição de vídeo, recomendo visitar essa página que possui e lista completa de recursos.

Se você estava procurando por um software de edição de vídeo gratuito, a visita ao site do OpenShot é mais do que recomendada. A melhor parte dessa plataforma é a sua gratuidade. Sim, o OpenShot é totalmente gratuito.

A ferramenta já está na sua versão 2.1 e deve satisfazer boa parte dos requisitos para editar e montar projetos relacionados com vídeo.

Já falei que ele é gratuito?

Aprendendo edição de vídeo

Ficou interessado em trabalhar com ferramentas relacionadas com edição de vídeo e gráficos tridimensionais? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para identificar como você pode aprender a trabalhar com ferramentas como o Blender, Audacity e outros: