Qual a melhor ferramenta para gerar gráficos para jogos digitais? Algumas pessoas acabam procurando investir em softwares como Photoshop, 3ds max e outros para gerar material para jogos. Mas, uma das coisas que sempre afirmo nas minhas aulas e apresentações, é que o Blender ainda tem o título de melhor amigo de softwares como Unity e Unreal Engine. Quer ver um exemplo?

Um dos exemplos de jogos que foram criados no Unity mas com os gráficos criados inteiramente no Blender é o título À Toca do Tatu que é de autoria do estúdio Jogos de Botão. Toda a parte gráfica do jogo foi elaborada no Blender e a lógica e finalização foi trabalhada no Unity.

Esse é um dos pontos positivos do Blender em relação ao desenvolvimento de jogos digitais, pois apesar de você ter limitações na publicação de jogos usando a Blender Game Engine. Os arquivos fonte do software e gráficos gerados podem ser usados sem nenhuma restrição em relação a sua licença aberta.

Segundo o desenvolvedor do jogo, que detalhou o processo de criação para a BlenderNation, até mesmo os gráficos dos botões de “play” foram gerados no software. E basta imaginar a facilidade com que podemos manipular textos e outros recursos no Blender para entender os motivos de não recorrer a nenhuma outra ferramenta apenas para gerar esse tipo de material.

Para as pessoas interessadas em também desenvolver jogos usando o Unity ou a Unreal Engine, o Blender continua sendo um dos melhores amigos dessas plataformas. Isso se deve não só ao custo, mas também as possibilidades de gerar todos os seus gráficos em um único local.

Com o uso do Blender como plataforma de criação gráfica, você tem a disposição as ferramentas necessárias para gerar jogos digitais sem praticamente nenhum custo embutido. Só será necessário pagar pelas licenças do Unity ou Unreal caso você tenha faturamento com seus jogos.

Caso você tenha um Android, visite a página do jogo À Toca do Tatu na Play Store e confira agora mesmo mais esse exemplo de jogo desenvolvido com Blender.

Desenvolvimento de jogos digitais

Quer começar a aproveitar o Blender para criar seus jogos digitais? Em conjunto com o Unity e a Unreal Engine é possível trabalhar com o desenvolvimento de vários projetos de ponta. No EAD – Allan Brito você encontra diversos treinamentos e cursos que ajudam você a começar: