Uma nova Biblioteca gratuita de mapas normais e displacement está nascendo. Com o depthfields você será capaz de fazer o download gratuito de texturas próprias para criar deslocamentos em malhas 3d para os mais variados fins.

Mas, antes de continuar a detalhar os benefícios sobre o uso desse tipo de mapa é interessante explicar o que são esses mapas. Para quem não conhece o conceito usado em modelagem 3d, os chamados mapas normais e de displacement são importantes para gerar superfícies sem geometria.

Basta imaginar um exemplo simples como um piso dentro de cenários virtuais, que possuem como material cerâmica. Para que um observador tenha a plena impressão de que esses blocos são reais, é necessário criar algum tipo de superfície com os contornos de cerâmica. A primeira solução seria criar os blocos em 3d para que eles possam gerar sombra.

Biblioteca gratuita de mapas normais e displacement

Mas, e se for necessário redimensionar o cenário ou mesmo trocar o tipo de material? A modelagem desses blocos se mostra ineficaz nesse tipo de situação. É por isso e também como forma de economizar recursos computacionais que sempre é mais indicado usar texturas para representar essas superfícies.

Com os mapas de displacement e normais você tem a possibilidade de pedir ao software 3d que gere esses relevos. As superícies usam os pixels das imagens como referência e depois fazem o deslocamento. Para fins de otimização os mapas normais ou bump são os mais leves, pois não precisam de geometria. Já no caso do displacement é preciso possuir malha 3d densa para criar detalhes.

As aplicações dos mapas em projetos de jogos ou arquitetura são as mais variadas, e principalmente em jogos que precisam otimizar os recursos computacionais o uso desse tipo de recurso é fundamental. A criação de um jogo leve para dispositivos móveis seria bem complicada de fazer sem o uso de boas texturas.

É por esse motivo que o depthfields se torna um recurso muito valioso para qualquer artista 3d interessado em otimizar seus projetos. Você pode conseguir idéias para gerar seus próprios mapas, ou então aproveitar algum dos que já existem na biblioteca gratuita de mapas normais e displacement.

Usando a biblioteca gratuita de mapas normais e displacement

Ficou interessado em usar essas texturas da biblioteca gratuita de mapas normais e displacement em seus projetos? Caso você ainda não tenha conhecimento sobre as técnicas e procedimentos para gerar esse tipo de texturas, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir como é possível aplicar esses mapas no Blender, Unity e outros softwares: