Os projetos relacionados com visualização de ambientes em arquitetura precisam geralmente de alguma referência para adicionar escala nas imagens. Quando você exibe um ambiente vazio, apenas com os móveis é complicado perceber as atuais dimensões do espaço. É por esse motivo que usamos escalas humanas para adicionar contexto. Uma das melhores alternativas para esse propósito são texturas prontas de pessoas.

Uma das empresas especializadas em oferecer texturas prontas de pessoas e árvores acaba de compartilhar mais uma pequena coleção de imagens no formato cutout. Essas imagens podem ajudar de maneira significativa os artistas que trabalham com arquitetura. Seja você usuário do SketchUp, Blender ou 3ds max as imagens vão ajudar na parte da humanização do projeto.

O único cuidado que você precisa tomar com a adoção de imagens do tipo cutout está relacionado com a produção de animações. Como são apenas imagens bidimensionais, o movimento da câmera pode deixar transparecer a sua natureza plana. Portanto, ao usar esse tipo de material é preciso tomar esses cuidados em animações.

people_cutout4_500_px_852

Para fins relacionados com a apresentação de imagens isso não se torna um problema, desde que você consiga posicionar os planos que vão receber as texturas nos locais corretos. Esses planos precisa receber alguns ajustes especiais para funcionar de maneira adequada:

  • O material precisa ter suporte para canal alpha (transparência)
  • Os planos devem ser insensíveis a luz
  • Caso seja necessário projetar sombras marque a opção de cálculo de canal alpha

Se você fizer todos esses passos com as texturas, deve ter a representação de escala humana de maneira correta em praticamente qualquer software. Apesar dos ajustes serem diferentes em cada software, você não deve ter problemas em encontrar essas opções.

Essa coleção apresenta pessoas em trajes de banho, negócios, comissária de bordo e diversas outras. Pode ser exatamente o recurso que estava faltando no desenvolvimento do seu projeto.

Já mencionei que o download é gratuito?

Usando texturas prontas em projetos

Você não faz a menor idéia de como aplicar essas texturas em projetos? Recomendo visitar os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para aprender como usar essas texturas nos mais variados tipos de softwares: