Uma das novidades relacionadas com o Blender 2.78, caso você tenha lido com atenção as notas de lançamento é o suporte ao formato Alembic. Mas, o que é o formato Alembic? Como ele pode ajudar você na criação de projetos? Esse é um formato destinado a servir de framework para troca de informações entre diferentes softwares 3D.

Caso você faça uma visita ao web site oficial do formato, você vai perceber que existem dois grandes estúdios por trás do desenvolvimento do formato. Um deles é a Lucas Film e o outro a imageworks da Sony. Como nessas empresas são usados múltiplos softwares 3D para a criação dos seus projetos, é extremamente importante possuir uma forma “segura” de passar informações de um para o outro.

Depois de alguns anos eles resolveram criar um formato aberto para compartilhar essas informações entre os softwares do seu parque de produção. Esse é o Alembic, que agora é suportado pelo Blender! Isso significa que mais pessoas e estúdios podem adotar o software para tarefas como modelagem 3d, animação e efeitos. Mesmo que o Blender não seja a escolha para finalizar o processo, eles agora podem se integrar na pipeline de produção.

Alembic

Mas, você pode estar se perguntando se não seria mais prático usar opções como o formato FBX para esse propósito? A princípio sim, mas existe um problema nesse tipo de abordagem. Esse formato não é aberto e pode não atender a todas as demandas dos estúdios e empresas. Como o desenvolvimento do FBX depende da Autodesk, que é proprietária do formato os avanços e novidades relacionados com o FBX podem demorar a aparecer.

Isso teria impacto direto no desenvolvimento de novas ferramentas ou opções criadas dentro dos próprios estúdios pelas suas ferramentas internas. Com base nisso nasceu essa iniciativa.

Agora o Blender 2.78 entra para as linhas de produção usando o Alembic!

Usando o Blender com Alembic

Ficou interessado em usar o Blender junto com o formato Alembic? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos que podem ajudar você: