Clicky

SketchUp BIM com plugin gratuito

Com os softwares que possuem a tecnologia BIM os profissionais relacionados com o desenvolvimento de projetos para arquitetura podem aproveitar grandes saltos de produtividade. Essa tecnologia adiciona uma camada de “onisciência” para o software, pois ele passa a saber o que você cria. Uma janela é identificada como janela. Com uma ferramenta chamada SketchUp BIM você pode adicionar esse tipo de funcionalidade direto no SketchUp!

O que você acharia de ter capacidades semelhantes aos softwares e ferramentas com suporte a tecnologia BIM direto no SketchUp? Você pode fazer isso com a adição de um script gratuito! Os scripts que funcionam no SketchUp são escritos em uma linguagem chamada Ruby e permitem expandir as capacidades do software.

Para conseguir usar o BIM Tools que é o nome desse plugin, você precisa fazer o download dos arquivos relacionados com o script direto desse endereço. É um processo relativamente simples, e requer apenas a cópia dos arquivos na pasta de plugins do SketchUp.

Ao fazer isso você terá o SketchUp BIM Tools com diversas opções relacionadas com a criação de elementos 3d próprios para arquitetura. Por exemplo, ao criar elementos 3D no software você poderá escolher a opção Wall que já cria um objeto próprio para paredes! E não apenas uma forma geométrica abstrata que você precisa “considerar” uma parede.

SketchUp BIM

Com o SketchUp BIM Tools é possível expandir ainda mais as opções de criação do SketchUp e conseguir um ambiente de desenvolvimento próprio para arquitetura, sem necessariamente precisar investir muito. Um dos pontos positivos dessa ferramenta é que ela funciona com o SketchUp gratuito.

Você só precisa tomar cuidado com o formato de saída dos arquivos, pois na versão gratuita do SketchUp existem diversas restrições relacionadas com os tipos de arquivo. Por exemplo, alguns formatos como o DWG são limitados apenas as versões PRO do software.

Aprendendo a usar o SketchUp para arquitetura

Para as pessoas que pretendem investir seu tempo no desenvolvimento de projetos no SketchUp, recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que trabalham exclusivamente com o SketchUp:

2017-04-11T10:23:24+00:00 By |SketchUp|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Leonardo Soares 31/10/2016 em 11:01 am

    Bom dia Allan,

    Consegui baixar um arquivo zipado, ao descompactar, percebi que tem o “bim-tools.rb” e uma pasta “bim-tools”, devo colar o .rb em que pasta no sketchup 2016, ja que ele não tem a pasta plugins?

  2. admin 31/10/2016 em 11:18 am

    Oi Leonardo,

    O SketchUp 2016 tem uma pasta de plugins sim 🙂

    Ela está “meio escondida”. Se você estiver no Windows, ela geralmente fica nesse local:
    C:\Users\SEU USUARIO\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp 2016\SketchUp\Plugins

Deixar Um Comentário