Os chamados materiais tipo PBR estão começando a aparecer em praticamente todos os softwares como uma tendência. Mas, você sabe o que são esses materiais? Esse é um acrônimo para Physically Based Rendering que acaba sendo traduzido como algo semelhante a “render baseado na realidade”.

Então podemos considerar que esse tipo de material é o mais próximo que conseguimos chegar dos ajustes existentes no mundo real. Isso é excelente para áreas como a arquitetura, jogos digitais e design. Pois, o resultado da aplicação desse tipo de material em softwares 3d é geralmente uma melhor qualidade visual para o projeto.

Mas, para conseguir gerar materiais tipo PBR são necessárias texturas ou recursos específicos para isso, ou que possuam o nível de qualidade esperado para o máximo de realismo. O que você acha de fazer o download gratuito de texturas PBR para uso em jogos ou arquitetura?

materiais tipo PBR

Um web site chamado Free PBR está oferecendo algumas texturas com boa resolução com o foco na criação de materiais PBR. Os arquivos das texturas possuem tamanho já quadrado e múltiplo de 2, o que facilita a sua aplicação em jogos digitais.

Quando você escolhe entre as diversas categorias existentes no site, será possível selecionar qual é o material para o qual você fará os ajustes no contexto PBR. Por exemplo, as texturas marcadas como sendo próprias para paredes possuem opções para tijolos, pedra e outros. Já com os tamanhos e mapas necessários para gerar os arquivos PBR.

Como são apenas texturas disponíveis para download os ajustes relacionados com os shaders e materiais ficam por conta do artista digital. Isso abre a possibilidade de uso das texturas PBR em softwares como:

  • Blender
  • Unreal Engine
  • Unity
  • 3ds max
  • Maya
  • SketchUp (limitado ao render)
  • Cinema 4D
  • Revit
  • AutoCAD

Apesar do web site atestar que a compatibilidade inicial dos arquivos é foçada na Unreal Engine, é possível aproveitar os arquivos em praticamente qualquer software que possua opções relacionadas com o ajustes de shaders.

Já mencionei que esses materiais tipo PBR são gratuitos?

Configurando materiais para jogos e arquitetura

Para conseguir trabalhar com os materiais tipo PBR você precisa conhecer as maneiras com que os softwares permitem a edição e ajustes dos shaders e texturas. É por isso que no EAD – Allan Brito você encontra algumas dicas valiosas sobre como é possível trabalhar com a edição de materiais nos seguintes softwares: