Uma boa parte dos artistas 3d que trabalha com a produção de conteúdo audiovisual acaba tendo como objetivo gerar material para vídeo ou então impressão, seja ela bidimensional ou 3D. Mas, é bem pequena a parcela que pensa na Web como destino dos seus projetos. Existem várias formas de converter ou produzir material 3D para a Web, e existem opções usando Blender ou Unity que ajudam você no processo de criar WebGL.

Nos dois casos o resultado é gerado usando uma tecnologia chamada WebGL que permite literalmente criar conteúdo tridimensional compatível com navegadores modernos, até mesmo em dispositivos móveis. Mas, qual deles é capaz de gerar conteúdo que apresenta melhor performance com menor consumo de recursos?

WebGL

De acordo com um artigo publicado no blog do Blend4Web no final de Outubro, o plugin gratuito para o Blender consegue gerar arquivos WebGL com melhor otimização que o Unity!

Os testes foram realizados usando o mesmo tipo de cena e envolveram as seguintes métricas:

  • Tempo e carregamento dos arquivos
  • Framerate (FPS)
  • Uso de memória

Esses aspectos são extremamente importantes para projetos que possuem como dispositivo alvo o uso de celulares ou tablets, pois um consumo exagerado desses recursos é igual menos bateria. Sabe quando você abre um aplicativo e ele acaba consumindo boa parte da bateria do seu telefone? Isso é resultado do consumo excessivo de recursos.

Para fins de comparação foram usados navegadores web em computadores desktop e também modelos de celulares. As comparações são bem interessantes, e você pode conferir os resultados diretamente no artigo da pesquisa. Quer um resumo? O Blend4Web acabou se saindo melhor em praticamente todos os cenários avaliados.

Os softwares são bem diferentes em seus propósitos e estruturas, mas o resultado final deveria ser semelhante. No caso do Blend4Web o processo de criação de arquivos em WebGL já está em desenvolvimento faz um bom tempo. No caso do Unity o suporte para WebGL apareceu apenas no final de 2015, sendo mais recente.

Se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de 3D para Web, recomendo muito conferir as duas opções. A vantagem do Blender é que a plataforma é totalmente gratuita. Apenas no caso do Blend4Web SDK é necessário fazer um investimento em licenças. Com o Unity a licença é necessária apenas como resultado do faturamento com o jogo ou simulação.

Aprendendo a fazer 3D e WebGL

Ficou interessado em começar com a produção de conteúdo para Web usando o Blender ou Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos materiais relacionados com o aprendizado não só do Unity como do Blender: