Uma grande quantidade de jogos digitais produzidos hoje em dia faz uso de algum tipo de mecânica ou gameplay que já foi aplicado em outros projetos. É algo comum em termos de game design, e muitos desenvolvedores acabam aproveitando esse tipo de situação. Um jogo de plataforma acaba usando muitos dos recursos apresentados em outros jogos parecidos.

É por isso que alguns estúdios mantém templates prontos de jogos para fazer desenvolvimento rápido de projetos. Usando como exemplo os jogos de plataforma, é preciso trabalhar com o sistema de física e outros elementos. Apenas a história e gráficos acabam sendo adaptados. O fato de possuir esses templates ajuda muito na criação dos projetos.

O que você acha de fazer o download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity? Você já ouviu falar do GameSalad? Esse é o nome de um marketplace que comercializa recursos para uso em jogos no Unity. Como uma iniciativa para divulgar alguns dos seus próprios jogos eles compartilharam uma incrível coleção de templates que abrangem inúmeros tipos de jogos e recursos.

ATUALIZAÇÃO: No dia 06/11 a empresa mudou a distribuição dos templates. Estão cobrando pelo pacote. Quem visitou o endereço nos três primeiros dias conseguiu fazer o download. Assine a newsletter para ficar sabendo de outros downloads.

Ao visitar esse endereço

[link restaurado a pedido dos leitores] você poderá fazer o download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity incluindo alguns “clones” de jogos famosos, como Angry Birds e até mesmo Zelda. O material está organizado em formato de template, então você pode aproveitar o sistema dos jogos e realizar projetos próprios com os recursos dos arquivos.

170 templates de jogos para o Unity

Por exemplo, você tem alguma idéia para criar jogos com a mesma dinâmica do famoso Temple Run? Isso não será problema ao usar o template que está disponível nessa coleção. Basta ter paciência para localizar os arquivos que estão entre os diversos recursos disponíveis.

O único ponto negativo nesse download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity é que os arquivos estão separados em várias fontes diferentes. Cada um dos pacotes agrupa os gráficos, códigos e recursos do Unity. Mas, devido a alta demanda pelos downloads você pode precisar esperar um pouco para que tudo seja copiado.

Desenvolvimento de jogos com Unity

Você não faz idéia de como usar esses recursos no Unity para criação de jogos digitais? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento de jogos digitais: