[optin-monster-shortcode id=”hh7oslsimfs1txxsidzm”] Os artistas que fazem uso de ferramentas com o SketchUp para criar projetos para arquitetura, engenharia ou móveis acabam precisando reutilizar objetos com frequência. Nesses softwares é possível aproveitar recursos que facilitam esse uso contínuo de modelos 3d. No SketchUp usamos os componentes para esse propósito. Caso você não possua ainda, o que acha de fazer o download gratuito de componentes para o SketchUp?

Os componentes do SketchUp são uma forma extremamente eficiente de adicionar elementos que precisam de alguma forma ser reaproveitados em projetos. Por exemplo, quando você está trabalhando na modelagem de uma edificação, é bem provável que algum tipo de janela ou porta se repita ao longo das paredes.

sketchup componentes

Quando estamos em softwares de desenho técnico é comum transformar esse tipo de elemento em um bloco, mas no SketchUp o correto é usar um componente. Assim como acontece com os blocos, você pode atualizar o conteúdo desses componentes e propagar essas mudanças ao longo de todas as suas instâncias.

Esse é o ponto positivo no uso dos componentes, e o fato de não aproveitar esse recurso no SketchUp pode fazer com que você perca tempo valioso no desenvolvimento dos projetos. Sempre recomendo para os meus alunos, seja presenciais ou do EAD – Allan Brito que aproveitem ao máximo os componentes.

Se você pretende se dedicar ao SketchUp como ferramenta de modelagem, recomendo conferir essa biblioteca de componentes para arquitetura, que é o 3D Warehouse. É por esse motivo que recomendo de maneira enfática que você faça o download gratuito de componentes para o SketchUp listados nesse endereço.

O repositório apresenta diversos tipos de objetos úteis para artistas usando o SketchUp para o desenvolvimento de modelos 3d para arquitetura e engenharia. Além de oferecer móveis, vegetação e outros tipos de modelos 3d é possível encontrar até mesmo projetos prontos.

Assim que você conseguir fazer o download gratuito de componentes para o SketchUp, o próximo passo é adicionar esses elementos no seu próprio SketchUp. Isso vai ajudar no crescimento da sua biblioteca de móveis e objetos para incrementar futuros projetos.

Componentes e modelagem no SketchUp

Você usa o SketchUp para os seus projetos, mas ainda sente que pode melhorar a sua produtividade? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que são focados no uso do software com aplicações para arquitetura, engenharia e marcenaria: