O estudo relacionado com o desenvolvimento de jogos digitais envolve não só o conhecimento das tecnologias e recursos mais atuais, mas também da evolução ao longo do tempo dessas ferramentas. Já existiu uma época em que revistas possuíam grande impacto como veículos de mídia e informação, mas em áreas como o desenvolvimento de jogos digitais isso já não é uma realidade faz tempo.

Uma dessas revistas que foi referência para quem pretendia criar jogos digitais entre 1994 e 2013 foi a Game Developer. Essa era uma publicação extremamente importante no mercado, que trazia não só noticias sobre a criação de jogos e do mercado, mas também das tecnologias usadas na época.

No ano de 2013 a revista foi encerrada como publicação em formato de revista, mas a editora responsável pelo conteúdo resolveu respeitar o legado gerado com as edições anteriores e compartilhou o acervo completo em PDF. Você pode fazer o download de todas as edições da revistas, ao visitar esse endereço.

gamedev_mag_500_px_85

Mas, a melhor parte é que não só as edições da revista estão disponíveis. Em cada uma das edições da Game Developer você tinha alguns arquivos que acompanhavam as edições. Os arquivos eram códigos ou recursos relacionados com os artigos da revista. Esses recursos também estão disponíveis para download.

Quer um exemplo? Veja a edição publicada em Abril de 2008 que teve como destaque o lançamento de Uncharted para o PS3. A revista fez uma longa matéria sobre o desenvolvimento e tecnologias usadas na criação de jogo. É uma excelente oportunidade para acompanhar a criação e evolução de jogos digitais ao longo de quase uma década.

Para os estudantes que pretendem fazer pesquisa relacionada com a cultura dos jogos digitais ou o seu desenvolvimento, é uma fantástica fonte de informação.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Desenvolvimento de jogos digitais

Ficou interessado em começar a trabalhar com desenvolvimento de jogos digitais? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos recursos para aprender a criar esses jogos: