Um dos assets mais usados no Unity para a realização de Level Design agora é mantido fora da Asset Store. Mas, essa não é uma notícia ruim. Muito pelo contrário! Agora você consegue fazer o download do pacote de recursos do Sabre CSG como uma plataforma de código aberta gratuita.

A importância desse tipo de recurso para o Unity reside no fato de que o processo de level design acaba ficando muito mais simples. Para quem nunca usou o Unity isso pode perecer uma surpresa, mas o software possui opções de criação bem limitadas. Boa parte dos modelos 3d precisam vir de outras ferramentas.

Com isso o design dos cenários dos jogos acaba não ficando fluido, pois é preciso fazer a modelagem dos objetos fora do Unity e depois realizar a importação deles na ferramenta. Para apenas depois avaliar a sua disposição e eficácia.

Ao usar o Sabre CSG você será capaz de trabalhar com o design dos cenários direto no próprio Unity, mesmo que o seu objetivo final não seja a produção. Apenas para fins de visualização e avaliação do Level Design dentro do software e fazer testes com a mecânica e organização dos cenários. O segredo é o uso de operações booleanas que permitem criar 3d com as primitivas do próprio Unity.

Level Design

A instalação do pacote é relativamente simples e requer apenas a cópia dos arquivos, que podem ser feitos diretamente nesse endereço. Assim que você tiver o material, basta adicionar os arquivos ao seu projeto no Unity como um Custom Package e os recursos ficam disponíveis na interface. O download pode ser feito nesse endereço.

Com o Level Design bem feito e sendo aliado com o desenvolvimento de um bom documento de design, é muito provável que o seu jogo seja bem executado. Isso pode não garantir o sucesso comercial ou de público, mas pelo menos você e sua equipe devem ter poucos problemas no desenvolvimento do material.

Aproveite o recurso para fazer testes e trabalhar com a organização de cenários para jogos no Unity. Já mencionei que o Sabre CSG é gratuito?

Level design no Unity

O level design no Unity pode ser feito usando essa ferramenta prática, mas ainda assim são necessárias algumas estratégias básicas para organizar seus projetos. No EAD – Allan Brito você encontra não só cursos relacionados com Level Design mas também de Game Design para preparar seus jogos: