Nas atividades relacionadas com modelagem tridimensional no SketchUp algumas vezes nos deparamos com diversas situações em que as curvas, ou linhas, geradas no software precisa de uma “limpeza”. Essa tarefa pode ser resultado de algum plugin ou ferramenta que tenha gerado grande quantidade de linhas, ou segmentos de reta para simular curvas.

Em situações assim é sempre interessante possuir uma ferramenta ou meio de fazer a limpeza de modo rápido, mesmo que seja para não excluir as linhas e sim fazer pequenas correções. É nesse momento que entra o Curvizard para o SketchUp, que é um plugin gratuito focado apenas na manipulação de curvas complexas.

Modelagem com SketchUp

As opções existentes no plugin são as mais diversas, e pegando um pouco da experiência que já tive com a ferramenta e também a descrição dos seus menus, podemos listar suas tarefas como:

  • Suavizar curvas
  • Explodir/Segmentar curvas
  • Simplificar contornos
  • Modificar propriedades de contornos
  • Converter curvas para guias

Podem parecer atividades simples de modelagem, mas acredite quando digo que é o tipo de ferramenta que você precisa para conseguir efetivamente ajustar modelos 3d complexos. Uma boa parte do trabalho de modelagem no SketchUp envolve o uso dos chamados objetos de construção que nada mais são do que primitivas geométricas.

Essas primitivas são transformadas e manipuladas de várias formas diferentes, até que possamos chegar no resultado final desejado. Isso pode acabar se tornando uma edificação ou então algo como um móvel. Independente do resultado final, você terá no meio do caminho alguns objetos que podem não ser desejados, ou curvas que não se encaixam na maneira com que você vislumbrou o modelo 3d.

Ao usar o Curvizard para o modelagem com SketchUp será possível editar e ajustar todas essas curvas dentro do software, usando ferramentas e opções não disponíveis de forma nativa no SketchUp. A melhor parte do processo é que o script é totalmente gratuito! Tudo que você precisa fazer para iniciar o download do plugin, é visitar esse endereço no SketchUcation e copiar os arquivos para a pasta de plugins do SketchUp.

É um dos plugins que sempre mantenho instalados por padrão no meu SketchUp. Já mencionei que ele é gratuito?

Modelagem com SketchUp

Se você ainda precisa de algum auxílio em relação ao uso de plugins no SketchUp ou modelagem de maneira geral, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos sobre o software que podem ajudar no desenvolvimento das suas habilidades. Os cursos abrangem não só arquitetura, mas também marcenaria e design: